Em 11 de agosto, a Leonardo celebra o 35º aniversário do recorde mundial absoluto de velocidade do helicóptero Lynx sobre a região de Somerset, na Inglaterra.
Na noite de 11 de agosto de 1986, um Westland Lynx voou um percurso de 15 km e atingiu uma velocidade média de 400,87 km/h (249,10 mph), o que o tornou o helicóptero mais rápido do mundo.
A tripulação era composta por Trevor Egginton, piloto, e Derek Clews, Engenheiro de Teste de Voo.
Esta incrível façanha estabeleceu dois recordes oficiais da Fédération Aéronautique Internationale (FAI – World’s Air Sport Federation), que é uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos, tem como objetivo promover as atividades aeronáuticas em todo o mundo e ratificar recordes mundiais e coordenar a organização de competições internacionais.
O helicóptero Lynx que alcançou o recorde é comumente chamado de “G-Lynx” em alusão ao seu registro civil. Na época, a aeronave passou por um programa de modificação para torná-la capaz de atingir altas velocidades, mas manteve a estrutura básica, o rotor e o sistema de transmissão do Lynx padrão.
Foi introduzido o estabilizador de cauda horizontal, com aletas verticais, do Westland WG-30, para aumentar a estabilidade longitudinal e aliviar o rotor de cauda. Para reduzir o arrasto aerodinâmico, foram retirados as antenas e limpadores de pára-brisas.
O G-Lynx apresentava novas tecnologias, incluindo as novas pás do British Experimental Rotor Program (BERP), que permitiram aumentar a velocidade máxima e melhorar a performance. As pás BERP foram posteriormente adotadas para todas as versões do Lynx, Super Lynx, Wildcat e AW101.
As pás BERP foram desenvolvidas na pela Westland, em conjunto com o Ministério da Defesa do Reino Unido, o que, graças à sua forma e geometria, permitiu ao G-Lynx ultrapassar o recorde mundial de velocidade de helicóptero existente de 198 kt (367 km/h), comprovando mais uma vez as capacidades da empresa.
O G-Lynx recebeu o Prêmio Heritage Engineering em 2014. O prêmio foi estabelecido em 1984 pelo Institution of Mechanical Engineers (IMechE).