Acrobacias, mas políticas
Além de listar o mandachuva da Dassault em sua comitiva, o presidente da França, François Hollande, incluiu uma curiosidade na agenda de hoje em Brasília: um “encontro privado” com o ex-presidente Lula. As duas coisas apontam para um pesado lobby pelo caça Rafale na renovação da frota da FAB.
Por que Hollande se encontraria com Lula na casa do embaixador francês, depois de se reunir oficialmente com Dilma e assinar acordos e declaração conjunta? Não deve ser para tomar chá, até porque chá é coisa de inglês. Mas bem pode ser para falar de caça, já que Lula foi o grande defensor dos Rafale.
As chances do caça francês, porém, parecem bem pequenas. É o mais caro, sua manutenção também é a mais cara, tirou terceiro (e último) lugar no relatório da FAB, nunca teve a simpatia do Comando da Aeronáutica e foi perdendo o seu grande trunfo: o apoio político. Depois de assinar o acordo bilionário dos submarinos e viver aos abraços com o então presidente Nicolas Sarkozy, Lula só teve más notícias de Paris.
Primeiro, Sarkozy tirou o tapete do Brasil e votou contra o acordo do Irã na ONU. Depois, Hollande não apoiou o candidato de Dilma e do Itamaraty na OMC que, além de tudo, foi vitorioso. Entre as duas coisas, os helicópteros franceses das Forças Armadas viraram uma encrenca.
Se o Planalto era pró-Rafale com Lula, passou a ser a favor do americano F-18, da Boeing, com Dilma. Mas o F-18 se chocou em pleno ar com as denúncias de espionagem.
Nessas acrobacias todas, a Aeronáutica voa em círculos, ao sabor das conveniências políticas, e já está lá pelo quarto relatório sobre os caças. O primeiro deu vitória ao Gripen NG, da Saab sueca, o segundo foi enviesado pela Defesa para o Rafale e o terceiro destacou grandes virtudes e as novas ofertas do F-18. Comenta-se agora, no próprio governo, que o Gripen está de novo na parada.
Dilma almoça com militares no dia 18. Última chance em 2013.
FONTE: Folha SP por Eliane Cantanhêde
A questão é muito simples.
Todas as três aeronaves atendem todos os requisitos da FAB. Então, vamos comprar a mais barata. A mais barata é o Gripen NG!
É bom lembrar que o Gripen NG é a aeronave com mais opções de armas em seu arsenal. Ele será capaz de operar com armas americanas européias. Os ourtros dois não oferecem esta facilidade. Tão importante quanto o av ião, é o armamento que ele é capaz de operar.
Prezado Carlos Gomes:
A proposta da SAAB realmente apresenta esta proposta de que o pagamento só começaria a ser efetuado após a entrega a última aeronave e com 175% de contrapartida, conforme foi explanado ao governo no início do ano em reunião em Brasília…
Abraço
“Por que Hollande se encontraria com Lula na casa do embaixador francês, depois de se reunir oficialmente com Dilma e assinar acordos e declaração conjunta? ”
Se não foi para fazer lobby, quem sabe não foi uma tentativa desesperada para reverter uma hipotética decisão na escolha dos caças, que ele ficou sabendo no encontro com Dilma?
Cenas do próximo capítulo…
Essas revistas de imprensa não especializadas só falam bobagens, e comentários parecidos surgem. Tem gente que diz a imensa bobagem de que é tirar um pequeno chip do caça, como o F-18, e num passa de mágica ele tipo esquece que é um projeto estadunidense e simplesmente não vão estar mais “chipados”.
Alguns entram na jogada do governo pra enganar bobo e acaba concordando de que não é preciso mais investir na defesa e segurança. Estudem e vão saber que com os cortes da defesa por motivos de desvios de verbas para campanhas eleitoreiras, as Forças vão colapsar e o estado brasileiro simplesmente não mais existe depois de 2014, o Brasil vai ficar inteiramente como são as favelas cariocas e os confins do amazonas, sendo os exemplos mais óbvios da ausência do estado. Somente com as UPPs foi possível entrar a saúde a educação e o saneamento nas favelas.
A Dilma, o Lula a maioria de seus aliados e todas as classes política dominantes simplesmente vão fugir do Brasil quando eles conseguirem destruir o Estado Brasileiro. Assim ela não esta nem aí para a defesa e segurança da nação, pois só basta pedir o tal asilo político e nos aqui simplesmente sofremos.
Caro “Aurélio”, quem disse que novos caças para substituir os velhos (ainda que modernizados) e poucos F-5, da década de 70, são “”brinquedinhos”” ??? Isso é dar pouca importância à segurança nacional, é achar que não há nenhum perigo, que podemos nos dar o luxo de termos caças inferiores aos de alguns vizinhos….. E, pelo que sei, ao menos na proposta da SAAB não haverá gastos AGORA. Parece que pela proposta para os Gripens, o Brasil só começará a pagar depois da entrega da última aeronave. Alguém sabe se essa notícia é falsa ?
Eliane Catanhede?
To fora.
Bom, acredito que o mais sensato seria optar por uma parceria que fugisse por completo da esfera americana ou onde houvesse alguma possibilidade indireta de estes influenciarem os fornecedores alinhados a eles, ou seja, SAAB e DASSAULT.
Não digo apenas Rússia más porque não avaliarmos uma parceria também com a China?
Um J20B co-produzido aqui visando o mercado latino como um todo seria interessante.
Países como Argentina, Peru, Equador, Venezuela etc, poderiam ser grandes compradores.
Os T-50 viriam para colocar a cereja no bolo.
No momento, não há clima político, para gastos militares. Há outras prioridades: investimentos na saúde pública que está um lixo; investimentos na educação, o que aliás é obrigação do governo, e ele não cumpre. Investimentos na infraestrutura, que é outra obrigação do governo, e , ele também não cumpre. Investimentos em segurança pública, isto para citar apenas os mais urgentes. Portanto, brinquedinhos para a FAB, só depois que a economia estiver novamente, em crescimento.
Você faria a manutenção de tudo dentro da sua casa e deixaria as portas abertas pra ir dormir ou ir trabalhar? Um país só é soberano se tiver como garantir sua soberania. Aviões de combate não são brinquedos, são ‘essenciais’ para a proteção da nação, muito mais do que você imagina. Nunca serão brinquedinhos em países sérios, nunca.
Ventila-se notícias de todos os lados, políticos, lobistas, civis, ministros etc…mas o mais interessado que é a FAB a gente nem escuta falar sobre a real opinião. Não falo da alta cúpula que são marionetes do governo, mas sim de aviadores graduados e experientes. Qunado fala que não ouve simpatia da FAB pelo Rafale quem falou isso ? Alguém ? Quem ?..Acredito que o martelo final seja o f-18 o Rafale é caro e nem os aliados franceses como Marrocos estão comprando preferindo o Eurofighter . Rafale é realmente mais caro a unidade ,o Eurofighter custa € 88.000.000 e o Rafale mais de 100 milhões . O Grippen com suas limitações um único motor e tenho muitas dúvidas quanto sua resistência. Então que venha o F-18 já que os Russos ficaram de fora. DEpois a FAB dá um jeito de tirar o chip de controle americano.
Custos oficiais do Rafale, no recente Projeto de Orçamento da França para 2014 citando o Rafale : http://www.senat.fr/rap/a13-158-8/a13-158-814.html. Ou seja, os custos (incluem impostos VAT franceses de 19,6%, dos quais as exportações estão isentas) :
Rafale C : EUR 68,8 mi (US$94,3 mi), ou EUR 57,5 mi (US$79,0 mi) sem impostos;
Rafale B : EUR 74 mi (US$101 mi), ou EUR 62 mi (US$ 85 mi) sem impostos;
Rafale M : EUR 79 Mi (US$108 mi), ou EUR 66 mi (US$ 90 mi) sem impostos.
Custo do Super Hornet para a US Navy é uns US$90 mi, quer seja no orçamento de 2012 :
http://comptroller.defense.gov/defbudget/fy2012/FY2012_Weapons.pdf
ou pág. 61 do relatório (105 páginas, PDF de 1,7 MB) do GAO para o Congresso dos EUA, de 1996, sobre o Super Hornet :
http://www.gao.gov/cgi-bin/getrpt?NSIAD-96-98
Ou seja, o Super Hornet custava uns US$55 mi há 16 anos e menos de US$60 mi na década de 90.
Em 2010 foram adquiridos 124 caças Super Hornet/Growler por US$5,3bi.
Isto da um custo unitário um pouco inferior a 42 milhões por aeronave
Olha a página 61 do relatório (105 páginas, PDF de 1,7 MB) do GAO para o Congresso dos EUA, de 1996, sobre o Super Hornet :
http://www.gao.gov/cgi-bin/getrpt?NSIAD-96-98
Na tabela, mostra que é custo flyaway, variando de US$54,8 mi em 1997 a US$96 mi em eventuais 2016. Em 2010 o custo era aprox. US$80,4 mi.
Custos baixos de Super Hornet são sem motor, radar, etc. Alguns programas militares dos EUA fazem isso, com contrato separado do fabricante do avião, outro para fabricante do motor, etc.
Essa novela dos caças parece um jogo de palavras hoje deve sair alguma mateira da BOEING também puxando a sardinha para o seu lada com essa a favor do GRIPEN .Se fosse ao contrario membros do governo sueco tivesse vindo ao Brasil sairia uma matéria contra a SAAB a favor do RAFALE . Essa nojeira toda é por causa que nosso governo tem coragem de decidir nada dando margem para esse jogo de gato e rato.