Dilma diz a François Hollande que o Brasil não comprará caças da França
Dilma Rousseff disse nesta semana ao presidente François Hollande que o Brasil não comprará da França os 36 caças do programa FX-2, da Aeronáutica. O entrave para a aquisição do Rafale, fabricado por um consórico liderado pela francesa Dassault, é o preço: ele custaria o dobro dos concorrentes, o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o sueco Gripen-NG. Na expectativa de selar o negócio, Hollande trouxe o presidente da Dassault, Éric Trappier, em sua visita ao Brasil.
FONTE: Folha de SP
Bom dia, AMIGOS. Quanto aos embragos os países sempre os utilizam como forma de retardar o desenvolvimento de outros, a questão está que pelo terceiro ciclo da nossa industria e ai vou além da Embraer poderiam ganhar muito mais com o GRIPEN NG do que com os outros concorrentes. O fato dessa aeronave vir de um país que implantou o sistema DATA LINK e revolucionou a forma de combate aéreo poderemos receber muitos avanços de tecnologia e diminuir o gap tecnologico. Ademais imaginemos um elemento de GRIPEN apoiado pelo REVO KC-390 e monitorado por um R-99E em um combate em rede. Seria muito interessante. Temos boas experiências com os suécos em relação aos R-99 AEW.
Vamos estabelecer uma coisa DUVIDO que a Presidenta Dilma tenha AFIRMADO ao Presidente francês que não comprará os aviões Rafale por ele custar o dobro do preço do Super Hornet.
1) Primeiro que isso não é verdade, e mesmo que fosse JAMAIS essa relação de valor entre as propostas francesa e americana poderia ser citada numa conversa direta entre o presidente francês e a presidenta brasileira;
2) Se o populacho pró-yankee baba de raiva até hoje porque o Lula ANTECIPOU em 2009 o resultado da licitação do FX-2 para o Sarkosy e o desqualifica de ébrio para baixo por causa desta atitude… Por que cargas d’ água alguém acredita que a Dilma anteciparia uma desclassificação PEREMTÓRIA do caça francês, num supra-sumo de arrogância e deselegância, na visita de estado ao Brasil ??? Ainda mais se os próprios jornalistas da FSP propalam aos quatro ventos que ela já decidiu adiar o processo por mais 3 anos ???
O que pode ter acontecido (eu acredito) é que a Dilma falou que o Rafale não poderia ser adquirido AGORA por ser muito caro para nossas atuais condições orçamentárias. Como já estaria decidido que o FX-2 vai para geladeira por mais 3 anos ela aproveitou para pressionar os franceses para repensar neste 3 anos a mais que em novas revalidações da proposta de reduzir ainda mais o seu preço.
O fato como passado na notícia pela FSP seria impróprio, burro e sem qualquer sentido lógico no intuito de se NEGOCIAR melhores condições para o Brasil com a França e dentro de um quadro que a Presidência brasileira fez rasgados elogios a cooperação tecnológica francesa nos processos de transferência relativos aos submarinos e aos helicópteros.
Parece que mandaram o Rafale embora, anteriormente tinham descartado o F-18, pelo jeito a coisa vai tomando rumo do Gripen NG para a sorte do Brasil; não adianta querer o F18 hornet, Rafale ou outro caça russo no momento, não tem como manter e operar caças mais caros o Brasil não consegue manter e operar adequadamente o F-5M tiger, quanto mais o Rafale ou F-18, o gripen tá de bom tamanho para nosso bolso. Uma coisa é a utopia que muitos citam como typhon, rafale, f-18 e caças Russos, outro é o possível (Gripen), tem que fazer um bom contrato com os Suecos prevendo substituição adequada de componentes do tio sam, caso eles vetem algum componente ou dificultem sua aquisição e também uma versão embarcada do gripen para a marinha para facilitar a manutenção e a logística, tendo um caça para as duas forças, quanto ao resto é blá,blá o que manda no mundo é o que se pode de fato ter e manter, isso é o que interessa.
Parece que descartamos o Rafale e espero que o F- 18, se der o gripen NG o Brasil vai tomar a decisão mais sensata no que se refere a custos de manutenção e operação é o que interessa, pois não adianta ter Rafale, F-18 Hornet ou Sukoy se não tem dinheiro nem se quer para manter e operar adequadamente F – 5M – tiger, os pilotos brasileiros tem que ter um caça moderno (4ª geração ) que possam usar e treinar, constantemente, para se manterem preparados para uma ação real que venha acontecer mais cedo ou mais tarde, quanto a partes do avião ter componentes dos USA e abusa, o governo brasileiro tem que por no contrato opções de componentes de outras origens que possam ser substituidos, caso haja bloqueio do tio sam, tem que prever no contrato um modelo embarcado, tudo isso tem que acertar com os suecos antes de comprar o caça e fechar o contrato, bem como um modelo de transição até que os caças adquiridos sejam fornecidos de fato.
Custo do F-18, por volta de 100 milhões a unidade, não serve para operar no São Paulo.
Custo do Rafale, por volta de 80 milhões a unidade, opera no São Paulo
Custo do Gripen NG, ninguém sabe, só projeções, o caça nem existe voando, não opera no São Paulo (nem precisa dizer porque né?)
Para mim o maior culpado disso tudo é a FAB, na MB e EB todos os projetos estão andando muito bem, agora a outra força aérea é um desastre, quase 20 anos de FX e os comandantes simplesmente não fazem nada, preferem ficar atrás de suas mesas ao invés de colocar a mão na massa. Senhores da FAB, vale lembrar aqui QUE OS SENHORES NÃO TRABALHAM PARA O GOVERNO E SIM PARA O PAÍS!!!!!
No meu entender é melhor lidarmos como dono dos porcos do que com porcada se é para comprar o GRIPEN comprar logo o F18 . Eu não tenho preferência por nenhum a escolha tem que ser feita no modelo que vai trazer mais ganho para nossa indústria aeronáutica .
A fonte da notícia é a folha, logo me deixa com um pé atrás em acreditar na nota. Até porque uma colunista de lá metida a sabe tudo, de economia até aviação, está fazendo um lobby danado pelos americanos. Por outro lado, sabemos que o sr. Mantega não quer gastar muito para evitar quebra na economia, segundo ele, é claro. E a FAB vai voando com o que tem, esperando uma decisão que nunca sai.
que venham os gripens então, quem sabe se pelo fato de terem um custo de aquisição e custo operacional mais baixo o governo aprove futuramente a aquisição de mais um lote, sem contar que a SAAB garante que fará um desenvolvimento em conjunto com as empresas brasileiras, inclusive até ofereceram a embraer a instalação do cockpit do gripen no super tucano !!!
14/12/2013 19:21 by poorman
Poorman, meu entusiasmo pelo militarismo começou bem antes disso, e compartilho da sua desilusão. Mas apesar dos desapontamentos, ainda quero acreditar que um dia teremos uma FA
de verdade.
Apesar das mágoas do governo em relação às espionagens, creio ainda que irá dar SH.
Entrega mais rápida, alta escala de produção, maior peso político. Não irão desdenhar
o maior mercado comercial, principalmente quanto estamos deficitários.
Sem essa de coleira; sem eles a Embraer não seria o que é hoje. E a grande maioria dos itens
dos jatos da Embraer são dos EUA e outros países, muita gente esquece isso.
Deu adeus ao Rafale, Gripen e Super Hornet e assim acabou FX-2.
Então !! deixe me ver, com essa afirmação muito ” inteligente ” da nossa super Presidente, ela tira um concorrente da disputa e deixa claro que o vencedor do FX-2, será o GRIPEN ou o F-18. Isto leva a crer que, no momento a FAB esta mais perto dos GRIPENS, que por sua vez são impulsionados pelas mesmas turbinas do F-18, que tem a maior parte de seu recheio feito made USA, é isto mesmo, ou estou enganado ? Alguém aqui, pode me explicar que raios de tática de negociação é essa?
Meu interesse por assuntos militares iniciou com o processo do FX-2. Levei meus filhos aos portões abertos no CIAAR, assisti as demonstrações da esquadrilha da fumaça, tirei n-fotos das aeronaves participantes, inclusive uma muito linda do Mirage (que está prestes a ser desativado) a menos de um metro. Nunca fui de tomar partido de caça A, B ou C. Nunca fui agressor ou descortês nos fóruns. Não sou especialista. Não serei especialista. No máximo mero espectador. Minha maior tristeza neste processo e em tantos outros foi ter acreditado que o Brasil havia mudado, que teríamos um projeto de nação, que apesar do rancor da sociedade com os militares estávamos em um período que os civis também engajassem em uma causa comum. Passado tanto tempo a frustração chega. A realidade bate a porta. É terrível, mas fui enganado. A única coisa que espero que este processo chegue ao fim, seja ele qual for. Quer seja compra de A, B ou C. Quer seja o cancelamento. Que chegue ao fim. Desabafo de um pai de família, pai de dois filhos, pagador de impostos.
Que venha o Gripen! Apesar de ter um alcance menor, oque é seu único problema, se encaixa no padrão BR. Será que será anunciado o vencedor dia 18, quando os chefões da Saab vai vir ao br?
Existem algumas lendas à respeito do Gripen NG.
Uma delas é a respeito de seu alcance. O novo Gripen NG, sem tanques externos, tem alcance superior ao Rafale. Pelo menos este são os dados divulgados pela própria SAAB. Numa configuração completamente “pelada” o Gripen só tem alcance inferior ao Super Hornet, mas mesmo assim, por uma diferença muito pequena.
Quanto aos armamentos, não solução melhor que o Gripen. Apesar de levar menos armamentos, é o caça que poderá operar com a maior variedade de armas em todo o mundo. Poderáo operar com as principais armas européias e com praticamente todo arsenal americano. Nenhum caça faz isto.
É preciso observar bem os detalhes antes de se pronunciar sem saber.
Ela disse au REVOIR ao RAFALE, GOOD BYE ao F18 , ADJO ao GRIPEN NG , e um adeus a FAB.
Gripen: SÃO CAÇAS AMERICANOS . Peças tudo importada do EUA.
Lá vai o Brasil sofrer mais embargos tecnologicos, boa sorte 🙂
O Rafale tem muitas peças americanas, nem por isso deixou de ser frances.
O Gripen é sueco com peças americanas e europeias. E isso não é nenhum óbice para a FAB ter e operar.
Se fosse assim não haveria Seahawk e Blackhawk voando neste país.