A variante ASW (Anti-Submarine Warfare) do Y-8, o Y-8FQ (também conhecido como GX-6), que surgiu pela primeira vez em novembro de 2011, reapareceu em voo, mostrando que o futuro Plano de Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA), indicando que os testes de voo já começaram.
A Y-8FQ baseia-se no Y-8, aeronave de transporte da Shaanxi Aircraft Company, equipado com quatro turbofans WJ-6C, com 6 pás cada. A cauda do avião foi modificada para melhorar o voo em baixa velocidade e a baixa altitude, atendendo os requisitos dos perfis das missões de Patrulha Marítima e Antissubmarino. Nesta última, utilizando seu MAD (Magnetic Anomaly Detector) para detectar os submarinos, claramente perceptível na cauda do Y-8FQ.
Pode-se notar que o Y-8FQ está equipado com uma redoma sob o queixo, que certamente abriga o radar de vigilância marítima. É também equipado com uma torreta optronica e várias antenas, tanto na parte superior quanto na parte inferior da fuselagem.
É possível ainda observar as portas do compartimento das armas, logo a frente do trem de pouso principal, bem como a grande janela em forma de bolha, localizada na parte traseira, para observação visual.
FONTE: Navy Recognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
.
ele lembra um pouco um AN12 modificado na cabine dele. O Y8 eh uma copia do AN12…