O Antonov An-124-100, matricula RA-82045, a versão civil do cargueiro militar Ruslan (código OTAN “Condor”) da empresa russa Volga Dnepr Airlines, pousou em 18.11 no Aeroporto de São José dos Campos, proveniente do Aeroporto de Marseille-Provence, na região de Marignane, na França, onde se localiza a sede da Airbus Helicopters.
Por ocasião do pouso e dos procedimentos de embarque no EC725, nosso colaborador Rubens Barbosa Filho, conseguiu fazer algumas imagens do An-124 na aproximação final para pouso, bem como do EC725 sendo embarcado na aeronave com destino à Índia.
A aeronave transportou o helicóptero EC725 fabricado pela Helibras para a Marinha do Brasil, e que ainda não foi entregue, para realizar demonstrações às autoridades da Índia, como parte da estratégia da Airbus Helicopters no programa NMRH (Naval Multi-Role Helicopter) da Marinha indiana, que prevê a aquisição de até 120 helicópteros navais de médio porte, categoria esta em que se enquadra o EC725.
Segundo informações oficiais da COPAC, obtidas pelo DAN, “A pedido da Airbus Helicopters, a Helibras cedeu um helicóptero EC725 para participar de uma demonstração na Índia. O cargueiro Antonov, que esteve em São José dos Campos, fez o embarque do helicóptero”.
Se o Caracal for selecionado existe possibilidade de serem fabricados no Brasil???
E teve gente que criticou quando o governo Lula fechou o acordo dessas super máquinas! E agora estão indo com principal garoto propaganda. Assim é com Mi 35 tem gente falando cada bobagem e no final é sucesso total e bem o contrário do que muitos pensam!
alguem explica esse orçamento indiano? eles estão comprando tudo.
Oséias para entender o orçamento indiano de Defesa vamos a comparações com o brasil para podermos entender a “lógica” indiana:
Território:
Brasil – 8,5 milhões de Km² (5º)
Índia – 3,2 milhões de Km² (7º)
População:
Brasil – 202 milhões (5º)
Índia – 1,210 bilhão (2º)
Renda per capita:
Brasil – US$ 11.674 (61º)
Índia – US$ 1.626 (145 º)
Fronteira:
Brasil – fronteira de 10 países é o maior pais da América do Sul e única ameaça real de derrota militar seria enfrentar as forças militares francesas e seu poderio nuclear se resolvesse invadir o departamento ultramarino da Guyana francesa. Uma ameaça mais hipotética.
Índia – fronteira com 6 países mas sendo um deles o histórico inimigo Paquistão mais fraco mas forte o suficiente para um estrago nuclear e outro é a China um poder global emergente. E já foi a guerra com ambos.
Tropas militares ativas:
Brasil – 327 mil de militares ativos (14 º global)
Índia – 1,325 milhão de militares ativos (quase 4 x maior que BR e 3º global )
PIB
Brasil : 2,244 trilhões de dólares
Índia : 2,047 trilhões de dólares
Orçamento militar:
Brasil : 31,5 bilhões de dólares (1,4% do PIB)
Índia : 47,4 bilhões de dólares (2,5% do PIB)
Observações o orçamento de 2013 da Índia NÃO foi contingenciado e NÃO inclui despesas com pensões e inativos, o brasileiro foi contingenciado e inclui despesa de pensões e militares inativos.
A diferença indiana entre o 3º aparato militar em número de militares ativos e uma igualmente impresionante quantidade de equipamento militar e 9º em orçamento militar só pode ser “equacionado” pagando-se baixos salários aos militares indianos. O que talvez explique a alta taxa de acidentes e mortalidade nas forças indianas.
Já o Brasil tem o 14º aparato militar em número de militares ativos e nossos equipamentos são uma fraçao ainda menor da equpagem indiana, foi contingenciado e tem de se descontar a despesas de pensões e inativos que é entre 3 a 4 vezes a despesa com o pessoal ativo. Mas com tudo isso possívelmente a “renda per capita militar brasileira” (se os dados militares brasileiros e indianos fossem disponíveis) DEVE ser ainda maior em proporção que as rendas per capita da população geral).
Acrescenta-se que pela a história milenar da sociedade indiana (castas) e os problemas de super população (quase 1/3 do território com o seis vezes mais população) e miséria e a presença de dois grandes inimigos nas fronteiras o governo indiano PODE manter uma execução orçamentária muito mais desbalanceada democraticamente que o governo brasileiro mantendo gastos militares intoleráveis no Brasil para quase o mesmo PIB.
O caso deles é BEM particular e some-se a TUDO isto que face o controle ativo populacional chinês e o não controle indiano em algum momento das próximas décadas a Índia passará a China como país mais populoso do mundo inexorávelmente memso se a China suspendesse sua política populacional HOJE devido as distorções já existentes na população chinesa entre a proporção entre homens e mulheres jovens que GARANTEM a ultrapassagem populacional indiana ainda na metade deste século.
Acho que dá para pensar um bocado com estes números e entender os indianos um pouco melhor…
Mas ao que parece, quem foi selecionado como helicóptero multifunção foi o S-70B Seahawk
O S-70B Seahawk foi selecionado pra uma concorrência distinta e menor, esta de 120 helis, ainda não está definida.
Show!!!