Por Guilherme Wiltgen
A Embraer liberou a foto do estágio atual do KC-390, onde ele aparece tomando forma, com o conjunto de asas sendo colocadas na posição final.
A foto foi feita na unidade de Gavião Peixoto, onde o programa é desenvolvido, no interior do hangar inaugurado em maio deste ano, para a montagem final do KC-390.
O KC-390 é uma aeronave de transporte tático que está sendo desenvolvida pela Embraer em parceria com a FAB, sendo capaz de realizar diversas missões, como busca e resgate, transporte e lançamento de cargas e tropas, apoio as operações antárticas, reabastecimento em voo (REVO) e combate a incêndios florestais, substituindo os C-130 Hercules, qua atualmente realiza estas missões.
Segundo a Embraer, o rollout do KC-390 deverá ocorrer em outubro e até o final do ano deverá ser realizado o seu primeiro voo.
Uma visão desta deve nos encher de orgulho e afastar o COMPLEXO DE VIRALA e que o mundo se deleite com a criatividade e capacidade do brasileiro. Só um momento de reflexão imaginemos um teatro de operações aeronaval com três KC-390 em REVO de dois E-99 e oito GRIPEN NG armados com dois AAM, quatro BVR e dois AVTM300 versão anti-navio, vindos de qualquer BASE DE DISPERSÃO dentro de uma doutrina sueca adaptada a nossa realidade. Não lembra um cenário qualquer ocorrido no Atlantico Sul?
Interessante! Seria Argentina contra Grã-Bretanha. O dia que a Argentina tiver esta capacidade estratégica a Grã-Bretanha vai apontar um Trident para a Casa Rosada! E não é o chiclete,não…
Visto desse ângulo, aparenta muito ser um Antonov An-124 Ruslan!…
excelente bom demais, mas enquanto isso a caravana passa, e nos alegramos nas conquistas.
vocês da Aéreanaval, poderiam colocar algo do saber 200 com reportagem completa sobre ele, ficariamos agradecidos
Ninguém aqui me verá torcer contra qualquer projeto nacional, seja em que governo for. O benefício será para as gerações futuras. Ter um avião de transporte médio produzido aqui representará uma economia enorme em manutenção para a FAB.
Lindo pássaro,que faça o mesmo sucesso que os TUCANOS.
Lembrando que isso tudo só foi possível graças à privatização da Embraer!!!! Senão ainda estariam produzindo teco-teco, e, a BOEING, que ajudou a construir a Embraer, sem os uzamericanos malvados, nada disso seria possível. O resto é pura especulação, eu pessoalmente não acredito que esse avião vai vender que nem pão quente, bem, veremos.
A historia não é bem assim. Os primeiros engenheiros que criaram as bases do que hoje é a Embraer eram europeus e não americanos. Eram franceses e alemães. E antes da privatização o primeiro ERJ já estava em projeto.
E se os americanos deram alguma coisa para a Embraer é porque lucraram com isso, os americanos não são malvados nem bonzinhos, somente colocam os próprios interesses acima de qualquer outra coisa.
Oseias, esse papinho aí de “uzamericanu malvado” ele leu em outro site, tem um monte de babaca que escrevia isso , ele deve achar o máximo ! E tem mais, esse Sr. Crispin foge a discussão todas as vezes em que é confrontado, tornando difícil desmascará-lo, só escreve uma baboseira aí mas não fica para manter sua posição !
O projeto esta caminhando incrivelmente rápido, se comparado a projetos similares.
Alguém sabe, em que estágio esta a construção do segundo protótipo, li em algum lugar que já havia iniciado a montagem.
Olá Galito
No link abaixo (a partir dos 08:20 minutos) há uma reportagem da EPTV mostrando o KC-390 de vários ângulos, inclusive dá para notar também a montagem da fuselagem do segundo protótipo.
http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/caminhosdaroca/videos/t/edicoes/v/rota-35-2092014-bloco-2/3640079/
Valeu RobertoCR pela informação !
Nossa, vale a pena dar uma olhada neste vídeo, muito bom, RobertoCR, só uma correção o vídeo falando da Embraer começa (a partir dos 05:00 minutos). Grato
Realmente um ótimo projeto. A única parte que poderia ser melhorada, não que seja um defeito grave, é a capacidade de carga, que poderia ser mais próxima dos atuais projetos, por volta das 30 toneladas. Creio que ninguem imaginava que esse projeto fosse tão longe e que a verba seria liberada mesmo, de modo que provavelmente tentaram fazer algo mais básico mesmo. Só que o projeto foi crescendo ao longo do tempo, e oque era uma e-jet adaptado para carga acabou virando um cargueiro puro sangue com a notável missão e desafio de substituir o C-130.
Talvez seja possivel aumentar esse avião e criar um Super KC-390, para comer pelas beiradas no mercado do próprio A-400, usando um preço mais baixo e a boa fama mercadologica da Embraer.
Que massa véiiio!!!!!!!! ele é muito lindo assim imaginem depois de concluído 100% e um detalhe é brasileiro e daqui um tempo com certeza vai ser braZileiro, todos vão querer!!!
Sds.
O mais significativo é o Rollout em outubro, cumprindo o prometido.
A data exata do primeiro voo é mais incerta ois depende de que TODOS os componentes que vem de 4 cantos do mundo não dê nenhum conflito ou falha de tolerância e fabricação (
aliás a porta traseira do KC-390 que os HERMANOS da FaDEa entrou direitinho ?).
A intenção é que o primeiro voo se dê ainda este ano, mas se atrasar um ou dois meses não é nenhum DRAMA para um projeto que vem seguindo num padrão superior ao que a SAAB vive prometendo para o Gripen E 🙂 ….
Aliás na última entrevista do Ministro Celso Amorin num debate sobre Defesa ele dava como CERTO apenas o rollout do KC-390 para este ano e disse que o voo deveria ficar para o início do próximo ano.
Mas SE acontecer este ano vai ser DEMAAAAISS !!!
Sinceramente, as vezes vejo nossas forças armadas e penso que são os únicos órgãos do Estado que realmente gostam do Brasil. Depois, da construção desse Avião e dos Gripens, a indústria aeronáutica brasileira entrará em outro patamar…só espero que não falte investimento do Estado para tal. Está ficando lindo. Estou receoso, quanto à postura dos presidenciáveis, em relação a defesa…não ouço nem menção quanto a investimento nesse setor,
Quem souber, me responda duas coisas:
-Qual a previsão de valor unitário do KC-390?
– Quem são os prováveis concorrentes diretos da Embraer nesse seguimento?
Chilenos vão se arrepender por ter escolhido outro, argentinos por não terem plata para comprar.
Stenio, o KC-390 recebeu compromisso antecipado de encomendas de Brasil, Argentina, Colômbia e Chile, aonde você leu essa informação?
Está ficando bonito!
Tem pessoas que somente sabem criticar …
Uma demonstração de capacidade estratégica perfeita a que está sendo apresentada pela EMBRAER, não só pelo desafio de produzir um avião deste porte e com tamanha complexidade dos seus sistemas, mas sobretudo pela responsabilidade do desafio de substituir um ícone da indústria aeronáutica militar dos USA. Senta a Pua !!
Tá ficando bonito, quanto ao voo este ano, o importante é ser feito com qualidade.
Tem muita torcida contra, inclusive no Brasil, do que tem de antibrasileiro… argh.
Sucesso ao projeto!
Senhores, bom dia.
O ponto tocado pelo Neoclio é fundamental.
É evidente que as críticas devem existir. Porém, críticas construtivas! O negativismo é prejudicial e somente atrapalha o sadio desenvolvimento, seja das pessoas em particular, seja da sociedade como um todo.
Na área militar, idem.
Somos todos entusiastas das FFAA e de seus equipamentos, pois a grandiosidade das Forças e de sua missão é fascinante. Alguns são mais enfronhados no assunto porque contam com experiência militar. Outros, como eu, civis e com atividades profissionais bastante diferentes, mas patriotas, apesar de não terem contato real e diuturno com as FFAA, sabem apreciar os sacrifícios pessoais dos militares, as superações impostas pela realidade competitiva à indústria e a importância das organizações castrenses nacionais em um mundo cada vez mais conturbado e agressivo, em que as limitações orçamentárias dificultam o cumprimento da missão de defesa da soberania, do povo e da integridade territorial do País.
Estes três elementos (indústria, pessoa dos militares e organizações da caserna), juntos, são ímpares e o tripé que garante a sobrevivência da sociedade brasileira. E, como tal, também são o seu reflexo, uma vez que os seus indivíduos advêm do seio da própria sociedade. Assim, p. ex., como o Congresso Nacional (e órgãos públicos em geral) (não há quem não critique as Casas Legislativas, mas nunca podemos nos esquecer de que são compostas por brasileiros – se há distorções, e há, imperioso é nos esforçarmos para retirar quem não agrada de lá para que a composição geral, e os resultados, sejam melhores, porém a instituição deve ser preservada e valorizada). O que temos a fazer, enquanto sociedade, é melhorarmo-nos, aperfeiçoarmo-nos individual e coletivamente, de forma contínua, para que, então, o nosso reflexo no Congresso Nacional e em outros órgãos públicos seja mais bem definido. Criticar por criticar, e destrutivamente, não é o caminho.
Voltando à área militar, é lógico que há críticas a serem feitas. Contudo, devem ser construtivas, sempre! E, além disso, as conquistas, os avanços e os esforços devem ser reconhecidos e exaltados. O contrário gera desânimo, é sabotador. Ninguém em sã consciência deseja isso, a não ser que seja um traidor da pátria.
Portanto, meus companheiros de blog, o qual nos dá voz, ainda que de alcance limitado, a crítica é o que nos move para cá, é o debate das informações que o site nos proporciona a sua finalidade última. Como brasileiros de boa cepa, temos que criticar, todavia, construtivamente.
Creio que alguns integrantes da ativa das FFAA, porque apaixonados pelo que fazem, leem também este blog e os seus comentários. Quem sabe daqui não tirem boas ideias que, com o empenho deles lá dentro, venham a concretizar-se, em benefício geral?
Vamos vender muitos.
Imaginem versões awacs, plataforma de c4irs, de esclarecimento/patrulha naval. Possível não? Mesma plataforma….redução de custos….quem sabe. Mas tem tudo para nos dar orgulho!
Esse jato ainda vai calar a boca de muito ‘pé de breque’ por aqui e vai se tornar um grande sucesso a nível mundial, o avião tem muito potencial e ocupa a lacuna deixada pela envelhecida frota de C-130 nos quatro cantos do mundo, a Embraer , se souber aproveitar a oportunidade tem tudo para se tornar uma gigante maior ainda no setor.
Topol.
Estou contigo em gênero, número e grau.
Falou e disse!!!
É isso aí!
Essa valeu.
Dá para notar que também já está com trem de pouso.
Temos quase 100 dias para acabar o ano…pode ser que voe sim!
Boas noticias merecem vivas e um trago.
Elohim seja louvado ( Barukh haEl), mitssuian, excelente.
Tá chegando a hora
E o que eu imaginava se confirma.
Não voa este ano.
O próprio texto afirma que o primeiro vôo ocorrerá ainda nesse ano. Abraços.
“Segundo a Embraer, o rollout do KC-390 deverá ocorrer em outubro e até o final do ano deverá ser realizado o seu primeiro voo.”
sem sentido seu comentario por enquanto…o q tem haver alhos c bugalhos………..ta louco meu……so critica, critica, critica,……..caramba.
O espaço é democrático amigo.
Eu não estou criticando nada.Só estou dizendo que pelo estágio que está não acredito que voe este ano.
Caro Fernando, democracia tem um significado bem mais abrangente e amplo, a critica tbm eh construtiva………nosso pais tem muitos e maiores problemas a serem resolvidos. Sou daqueles q ja se encheu de ver e ler noticias ruins. Mas ja vive muito pra saber q nosso pais tem muito mais noticias boas …..vamos aprender a valorizar o sucesso. Simples assim…………se vai ou nao voar nesa dat depende muito mais de