O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) participou da Operação Formosa 2022 com as aeronaves UH-12 Esquilo N-7085 e UH-17 N-7091, entre os dias 30 de julho e 12 de agosto de 2022.
Durante o exercício, ocorrido no Campo de Instrução de Formosa (CIF), no estado de Goiás, aproximadamente 3.500 militares das três Forças Armadas realizaram treinamentos conjuntos de emprego de armas combinadas, a fim de aprimorar o adestramento da tropa, com a utilização de mais de 150 meios diferentes.
As aeronaves foram empregadas em operações de reconhecimento das áreas de pouso e das áreas de recolhimento de água para combate a incêndio com o dispositivo “bambi-bucket” sendo também controlados por Equipes de Guia Aéreo Avançado (GAA) para a realização do Apoio Aéreo Aproximado às tropas no terreno. Além disso, a tripulação ficou em alerta para Evacuação Aeromédica (EVAM) durante toda a missão.
Na Demonstração Operativa (DemOp), a aeronave N-7085 realizou tiro com metralhadora lateral 7.62mm em Apoio Aéreo Aproximado, além de escolta aérea da aeronave UH-15 Super Cougar N-7101, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), durante o transporte de carga externa para apoio logístico às tropas em terra.
Usar esquilo para treinamento, utilitário e ligação tudo bem, mas ver as FA usando os com funções operacionais de combate é deprimente. Sem chances em um ambiente real.