A Força Aérea Suíça está preparada para um exercício único, testando a viabilidade de usar a autoestrada A1, perto de Payerne, como um campo de aviação improvisado para caças F/A-18. Esta medida sem precedentes, aprovada pelo governo e agendada para 4 a 6 de junho, visa aumentar a flexibilidade e adaptabilidade das capacidades de defesa aérea do país.
O exercício de 36 horas do trecho da autoestrada entre Avenches e Payerne será meticulosamente planejado em colaboração com a Direção Federal de Estradas e a polícia cantonal. Durante este período, o tráfego será desviado através da rede rodoviária cantonal para minimizar perturbações.
Embora pareça pouco convencional, a utilização de autoestradas para operações aéreas não é inteiramente nova para a Força Aérea Suíça. Exercícios semelhantes foram realizados com caças mais antigos, como o Hunter e o F-5 Tiger nas décadas de 1970 e 1980. No entanto, a atual iniciativa marca um avanço significativo, envolvendo aeronaves mais avançadas e abrindo potencialmente o caminho para uma integração mais ampla desta estratégia no futuro planeamento da defesa.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Swissinfo.ch