A fabricante sueca Saab entregou, em 19.03, o último modelo do caça JAS39 Gripen C, para a Força Aérea Sueca (Flygvapnet). A aeronave deixou as instalações em Linköping para se juntar à base da Força Aérea perto Kallinge Ronneby.
O Gripen C No. 39294 foi atribuído ao esquadrão F17, no sul da Suécia. Agora, passa a ter uma frota 65 JAS39 Gripen C (Monoplace) e 20 JAS39D Gripen (Biplace). Acrescenta-se este total, mais 10 JAS39A e 4 JAS39B, da primeira geração do Gripen.
Durante o traslado da aeronave, Niclas Colliander, o piloto deste voo histórico, disse que aproveitou o raro momento de poder voar a aeronave livre de cargas externas e fez um voo sobre o mar, para experimentar as taxas de aceleração e de ascensão, relatando um grande contraste com a situação normal de voo, resumiu como : “Foi divertido!”.
Hoje, existem mais de 90 caças Gripen na Força Aérea Sueca. Além destes, há alguns que estão alugados à outros países.
Próxima etapa “Gripen E”:
O próximo passo para a Força Aérea sueca será a recepção do primeiro Gripen E em 2020, com um total de 70 unidades encomendadas. Enquanto isso, os Gripen C/D vão utilizar o míssil MBDA “Meteor” e as novas bombas de pequeno diâmetro desenvolvidas pela Raytheon/Boeing, o objetivo é a otimização logística dos modelos C/D e E dentro da Flygvapnet.
FONTE: Försvarsmakten
TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Os pilotos brasileiros que estão na Suecia recebendo treinamento do Gripen C já voltaram para o Brasil pilotando o primeiro par dos gripens do leasing??
Seria bom se viesse esse lote de 8 Gripens C/D, más sem frescura de ficar treinando mecanico e equipe de solo da FAB para manutenção, apenas pilotos fabianos o pacote logistico de manutenção a propria SAAB pode oferecer no pacote, com tecnicos e mecanicos.
O foco da FAB é na versão NG os C/D são apenas tampões, já que não quiseram dar uma pequena sobrevidas aos M-2000 agora é fazer um leasing mesmo, os F-5M não cumprem bem o papel de interceptação!
um abraço.