Na última sexta-feira (14), o capitão Filip Arildsson realizou o primeiro voo de teste para a Força Aérea da Suécia (SwAF) com o Gripen E, realizado durante o programa de voos de testes da Saab no aeroporto de Linköping.
O voo correu bem, após meses de preparação, e Filip Arildsson entrou para história ao se tornar o primeiro piloto da Força Aérea sueca a pilotar o Gripen E. “Sinto-me honrado e orgulhoso por ser o primeiro piloto da Força Aérea a voar com JAS 39 Gripen E. Foi um grande processo com muitos preparativos, por isso foi muito divertido e interessante voar hoje”, disse Filip Arildsson.
Arildsson descreveu o primeiro voo como bastante simples, onde o objetivo para ele era conhecer a aeronave e conhecer mais o sistema. “Atualmente, a aeronave não possui nenhum sistema tático. Essa é uma das razões pelas quais a Força Aérea está envolvida no trabalho de desenvolvimento, uma vez que somos nós que temos competência tática. Vai ser muito divertido fazer parte desse desenvolvimento”, completou Filip Arildsson.
A Saab, a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV – Försvarets Materielverk) e as Forças Armadas, por meio do TUJAS (Taktisk Utveckling JAS39 – Desenvolvimento Tático do JAS39) conduziram as atividades de teste em conjunto com o JAS 39 Gripen E. A verificação e validação conjuntas (GVOV – Gemensam Verifiering Och Validering) são realizadas para otimizar os testes e reduzir o tempo de feedback de ambas as funções, técnicas e de sistemas, bem como a oportunidade de criar experiência desde o início para adaptar táticas, técnicas de combate e organização, a medida que o sistema de voo é introduzido nas divisões de aeronaves de combate da Força Aérea nos próximos anos.
As operações de teste integradas contínuas são um pré-requisito para o desenvolvimento simultâneo dos dois sistemas de voo, o Gripen C/D e o Gripen E. Mais testes nos próximos anos serão realizados com a FMV e a Saab em Malmen, com o TUJAS como representante da Força Aérea, para garantir um alto impacto operacional do sistema de voo desde a primeira entrega à Força Aérea.
A Divisão de Ensaios Táticos da TUJAS está sediada na Base Aérea de Malmen, em Linköping, e conduz as operações de desenvolvimento e teste tático no JAS 39 Gripen. O departamento é composto por 14 funcionários, que cada vez mais estão envolvidos nas atividades de desenvolvimento e nos testes do Gripen E.
“A Força Aérea e o TUJAS estão muito orgulhosos deste momento, e estão muito satisfeitos com a cooperação bem desenvolvida entre a Saab e as Forças Armadas nas operações de testes do Gripen E”, ressaltou o Tenente-Coronel Henrik Lahti, chefe do TUJAS.
Quando o piloto militar sueco Filip fala que o protótipo que ele voou não tinha tático fiquei com uma dúvida…
Neste site em 03/12/2019…
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/voa-o-primeiro-gripen-e-da-forca-aerea-sueca-com-o-painel-wad
Por este post acima os três primeiros protótipos do Gripen E (39-8, 39-9 e 39-10) ainda estão equipados com o antigo esquema de três displays para a Suécia.
Apenas os protótipos 6001 (Brasil) e 6002 (Suécia) tem o WAD definitivo…
Não será que esta frase foi mal traduzida e na realidade o piloto sueco voou num protótipo com três displays???
Acredito que por ter o Gripen E da Suécia voado tão recentemente os tais meses de preparação do piloto da Flygvapnet devem ter sido feitos baseados na versão sem o WAD brasileiro por óbvio…
ACHO que ainda não daria tempo, em dois meses, converter os três primeiros protótipos para colocar o WAD…
Se é que isso possa ser feito antes de terminar o programa de testes do Gripen E…
ACREDITO que esses três primeiros protótipos só poderão ser modificados para a configuração com WAD único após a certificação final do Gripen E.
Ou, no máximo, quando forem produzidas mais três aeronaves com o WAD definitivo para se permitir (e a SAAB quiser) substituir os primeiros protótipos durante os testes, mas acho esta possibilidade bem remota…
Seria bom perguntar este detalhe à SAAB…. Como (quando e SE) serão convertidos os três primeiros protótipos…
Quando vai acontecer o primeiro voo de um piloto da FAB?
Este ano começa o treinamento de pilotos brasileiros, após a segunda aeronave ficar pronta
Esse ano o Gripen vem para o Brasil continuar os voos de desenvolvimento e nossos pilotos irão voar o caça.
“Divertido” foi muito vago. Poderia comparar o vôo com o Gripen C, potência, performance, etc, mesmo que fosse propaganda, lógico.