Pela primeira vez como membro da OTAN, os caças suecos JAS-39 Gripen foram empregados pela OTAN para proteger os céus do Mar Báltico, voando com aeronaves de QRA (Quick Reaction Alert) alemãs e belgas.
Esta rápida reação coordenada dos caças da OTAN da Bélgica, Alemanha e Suécia que salvaguardam os céus da região do Mar Báltico sublinha a estreita integração e os mecanismos de comando e controle reativos da Aliança.
Na manhã de 11 de março, os operadores de radar aliados detectaram um rastro não identificado sobre o Mar Báltico, indo de Kaliningrado à Rússia continental, os controladores do CAOC da OTAN coordenaram posteriormente o lançamento dos caças suecos e de caças F-16 belgas da Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia. Ambos os Aliados identificaram visualmente um Tu-134 russo que não estava no plano de voo.
Mais tarde naquele mesmo dia, outro An-26 russo apareceu nas telas do radar da OTAN e o CAOC alertou os interceptadores alemães, em QRA em Lielvarde, estabelecer mais detalhes.
Os caças suecos também foram lançados e ambos os Aliados realizaram uma identificação visual de uma aeronave militar russa do tipo An-26 e escoltaram o avião.
Esta missão foi concluída quando os suecos e alemães foram designados para outra tarefa que envolvia outro procedimento de identificação de um Tu-134 russo.
Após a condução profissional destas missões rotineiras de identificação visual, os caças da OTAN da Bélgica, Alemanha e Suécia regressaram às suas bases.
Esta primeira missão no mundo real do Gripen sueco ocorreu poucos dias depois de se tornar membro da OTAN. É uma demonstração impressionante da profunda integração que a Força Aérea Sueca alcançou com as forças de Policiamento Aéreo da OTAN e da interoperabilidade estreita em apoio à salvaguarda da OTAN no Mar Báltico.
Os caças aliados sobem regularmente aos céus para interceptar e identificar aviões russos que voam no espaço aéreo internacional perto do território da OTAN. Por precaução, o comando e controle da OTAN lança caças para identificar estes aviões e seguir a sua trajetória de voo enquanto operam perto do território dos Aliados ou sobre operações da Aliança.
Para os alemães, esta confusão foi a segunda desde que assumiram a missão de Policiamento Aéreo em Lielvarde, em 1 de março, enquanto os jatos belgas foram alvo de manobras cerca de uma dúzia de vezes desde o início da sua missão em Šiauliai, em 1 de dezembro de 2023.
FONTE: OTAN