Como parte do primeiro contrato assinado entre a Polônia e a Korea Aeroespace Industries, a Força Aérea do país da Europa Central completou o primeiro lote de caças leves KAI FA-50GF Fighting Eagle. As novas aeronaves, que operam atualmente na 23ª Base Aérea Tática, serão reforçadas no médio prazo com mais 36 unidades da variante FA-50PL.
Este primeiro lote de caças leves produzidos pela empresa sul-coreana KAI foi denominado FA-50GF (ou Gap Filler ), aeronaves semelhantes à versão Block 10 que equipa a Força Aérea da República da Coreia. A aquisição e incorporação desta primeira dúzia de FA50 procurou satisfazer os requisitos iniciais para a indução de um novo sistema de armas na Força Aérea Polonesa. Isto inclui a formação de novos pilotos, bem como a formação e familiarização das tripulações de terra e dos mecânicos.
Com o recebimento das primeiras 12 unidades, a Força Aérea Polonesa está agora preparada para avançar em conjunto com a empresa KAI naquela que será a próxima fase do projeto: a incorporação dos restantes 36 FA-50, que serão entregues entre 2025 e 2028. Estes caças leves receberam a designação oficial FA-50PL, uma vez que incorporam todos os sistemas de sensores e integração de armas exigidos pela Polônia.
O KAI FA-50PL é equivalente à variante Block 20 do FA-50, notável pela incorporação do radar AESA PhantomStrike da Raytheon Technologies, o pod de designação de alvo avançado Lockheed Martin AN/AAQ-33 Sniper, sistema Data Link 16, integração dos mísseis ar-ar AIM-9X Sidewinder e AIM-120 AMRAAM, bem como tudo o que corresponde ao sistema de treinamento em solo (simulador, treinador, etc.).
Os FA-50 complementarão a frota de caças-bombardeiros F-16C/D Block 52+ atualmente operados pela Força Aérea Polonesa, bem como os futuros caças furtivos F-35A Lightning II de 5ª geração. Com essas adições, a Força substituirá completamente o material aéreo herdado da era soviética: os caças MiG-29 e as aeronaves de ataque Sukhoi Su-22.
A aquisição do FA-50 faz parte de um ambicioso programa de colaboração militar entre a Polônia e a Coreia do Sul, uma iniciativa através da qual Varsóvia adquiriu os caças leves acima mencionados, os tanques K2 Black Panther, os veículos de combate de artilharia K9 Thunder e os múltiplos lançadores de foguetes K239 Chunmo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Zona Militar