Seis caças Rafale, da Força Aérea Grega (HAF-Helenic Air Force), operados por seus pilotos, decolaram hoje (19) do site da Dassault Aviation em Istres para a base aérea de Tanagra, onde o Primeiro-Ministro grego Kyriakos Mitsotakis, acompanhado pelo Ministro da Defesa, Nikolaos Panagiotopoulos, e outras autoridades gregas, deu as boas-vindas em uma cerimônia. Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, também esteve presente na chegada.
A entrada em serviço operacional no Esquadrão 332 da Força Aérea Grega destes seis primeiros caças Rafale, comprova a qualidade da parceria entre Grécia e França, e surge apenas um ano após a assinatura do contrato de aquisição de 18 aeronaves. Ele atesta o excelente relacionamento entre as autoridades gregas e francesas, bem como entre as equipes da Força Aérea Grega e da Dassault Aviation.
A experiência de treinamento ministrada, em particular pela Dassault Aviation, no Centro de Treinamento de Conversão (CTC) em Mérignac, aos pilotos, mecânicos e técnicos da HAF, contribuiu para o sucesso desta primeira entrega. A formação do pessoal continuará nos próximos meses em França e na Grécia.
A entrega do próximo Rafale à HAF começará no final de 2022, com o objetivo de ter toda a frota implantada na base de Tanagra no verão de 2023.
“A maestria com que a Força Aérea Grega realizou esta primeira entrega atesta a excelência de nossa cooperação e a solidez de nosso relacionamento histórico com a Grécia, por mais de 45 anos. Graças à nossa mobilização, conseguimos responder em tempo recorde às expectativas das autoridades gregas que agora têm o Rafale em território nacional para reforçar a proteção e a soberania do país. Também atesta a qualidade excepcional de nossas aeronaves, confirmada por seu sucesso de exportação. Por fim, reflete o nosso total empenho em satisfazer as necessidades do HAF e participar nas ambições estratégicas da Grécia”, declarou Éric Trappier no final da cerimônia.
FONTE e FOTO: Dassault
Esta é a diferença em comprar um caça EXISTENTE e comprar um caça no papel ainda em DESENVOLVIMENTO em dezembro de 2013 como confessou EXPLICITAMENTE no seu discurso o Presidente da SAAB na cerimônia de entrada de serviço dos Gripen E na FAB agora em DEZEMBRO DE 2022…
1 anos após a compra…… um ano após a compra ……………..um ano . Somos um pais de bananas mesmo ja vai dar fevereiro e nada dos gripem e”””””””entregues””””” chegarem
E enquanto isso passa ano e entra ano e os gripen ng brasileiros só promessas capaz de nem receber -mos se caso a coisa piore lá entre a Rússia e a otan e os países bálticos a Suécia não vai liberar caças prontos pra combate podendo defender seu território até mesmo com esses da fab que estão pra ser entregues depois lá pra Deus sabe quando eles se a certa com a fab em caso de querra só Minha opinião guerra é guerra
“A entrada em serviço operacional no Esquadrão 332 da Força Aérea Grega destes seis primeiros caças Rafale, comprova a qualidade da parceria entre Grécia e França, e surge apenas um ano após a assinatura do contrato de aquisição de 18 aeronaves.” Enquanto nós aqui, “tipo” recebemos os primeiros f-39.