Albacete, 14 de outubro de 2020 – A NHIndustries e suas empresas parceiras (Airbus Helicopters, Leonardo e Fokker) entregaram o primeiro NH90 à Força Aérea Espanhola que aumentará suas capacidades de missão de busca e resgate (SAR) e (CSAR). A Força Aérea Espanhola receberá 12 NH90 destinados a substituir sua frota de AS332 Super Pumas e terá sua base em Cuatro Vientos, perto de Madrid.
A Espanha encomendou um total de 45 NH90 na versão de transporte tático, a serem operados pelas três Forças Armadas. 13 helicópteros já foram entregues à Força Aérea do Exército Espanhol (FAMET) para o Batalhão Manobra III em Agoncillo. Javier Salto, General da Força Aérea destacou que: “Para a Força Aérea Espanhola, o NH90 oferece um recurso essencial capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo transporte tático de tropas e apoio logístico em missões de paz ou reconstrução e, claro, as principais missões de busca e salvamento em condições hostis que é uma das missões mais exigentes e complexas para unidades de helicópteros.”
“O NH90 é particularmente adequado para operar em condições quentes e altas e provará ser um verdadeiro trunfo para as missões críticas realizadas pela Força Aérea Espanhola”, disse Nathalie Tarnaud-Laude, Chefe do programa NH90 da Airbus Helicopters e Presidente da NHIndustries.
O NH90 fornecerá às três forças armadas espanholas um helicóptero com sistema de transporte moderno e versátil que oferece capacidades militares incomparáveis. A variante espanhola do NH90 apresenta motores General Electric CT7 8F5 de próxima geração, um sistema de comunicação personalizado e um sofisticado sistema de guerra eletrônico desenvolvido pela Indra e será apoiado por dispositivos de treinamento (incluindo simuladores de vôo completos), equipamento de manutenção automática (SAMe), e sistema automático de planejamento de missão (AMPS) desenvolvido também pela Indra. A Airbus Helicopters na Espanha está envolvida na fabricação da fuselagem e no desenvolvimento e integração de software aviônico.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Airbus