O Boeing E-3D Sentry, o primeiro de três aeronaves adquiridas, pousou nesta quarta-feira (27) na IIª Brigada Aérea da FACh, na Base Aérea Pudahuel, no Aeropuerto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago.
A Força Aérea do Chile anunciou em janeiro desse ano a aquisição de três aeronaves Boeing E-3D Sentry de alerta aéreo antecipado da Royal Air Force (RAF), sendo que uma delas não será usada e vai servir de fonte para peças de reposição das outras duas.
Os três E-3D selecionados pela FACh são o ZH101 (c/n 24109/993), ZH103 (c/n 24111/1004) e ZH106 (c/n 24114/1011).
so acho, que de fato e um vetor importante e certamente nossa força aerea , estudará medidas de defesa caso necessário como por ex. interferencias eletronicas etc.. o nosso velho e-99 consegue engajar alvos a altitudes de 200 km (nivel do mar) e tem variantes importantes nao mencionadas que contamos com aeronaves mais baratas com antena suica referencia a nivel mundial , desenvolvemos especificamente algumas dessas aeronaves ao combate do trafico de drogas e veores de posicionamento para intercptacao dos esquadroes responsaveis….
Se os Jacks estavam se vendo as turras para manter as células de 07 voando, e voando muitas horas, pois é a característica desta missão. Quero ver quanto tempo vão aguentar na FACH.
Os 707 são vetores muito robustos e na USAF se espera que voem até 2050. Por que os da FACh seria um problema a operação deste vetor?
Humm…Aeronave da Otan! Creio que o radar dessa aeronave consegue sobrepujar nosso espaço aereo e de toda a America do Sul.
Espero que esse comentário seja ironia… não é possível KKK !
Eu também espero que seja uma ironia… a aeronave em toda a região mais capaz neste quesito é o que nós temos, fato. Não tem pra ninguém!
Creio que serão 2 e não 3
Dani,
Está no texto…
Abs
Em relação ao que o Chile tinha, um único Boeing/IAI Condor, é um gigantesco salto.
Muito bonitos, pena que tomarão uma surra dos nossos E 99M em questão de tecnologia e capacidade de engajamento de alvos
Legal, mas opinião essa é apenas uma opinião… Quero dados, info real. O que faz de nossos E-99 tão superiores? Conta pra mim… vai…
Pelo que sei, o radar do E-3D tem alcance entre 400 e 650 km, dependendo da altitude do alvo em relação ao E-3. Seu alcance é de mais de 5 mil milhas náuticas, quando equipado com os CF56, como estes exemplares ex-RAF. O radar do E-99M tem um alcance, dependendo da altitude do alvo em relação ao radar, de até 450 km. A autonomia de voo do avião brasileiro não é publicada. O E-3D possui mais estações de trabalho para a tripulação e maior espaço, que permite maior conforto em longos voos. Os aviões modernizados da FAB possuem equipamentos mais modernos, de geração atual. Enfim, as comparações são muitas.
Radar do E-99M após modernizado, mesmo sendo informação classificada, conforme relato do fabricante a Cobertura do radar Erieye do E-99M foi aumentado para 723 km
Gostei do seu raciocínio. Complementando, outro ponto é que nossa aeronave é mais nova, foi recém atualizada, revisada e é mais “fácil” de manter. A fabricante é nacional.
Tudo isso aumenta muito a disponibilidade das 5 unidades que temos.
Pois é, podemos comparar muita coisa, mas afirmar que o nosso e-99 é muito melhor… é como torcer por time de futebol. Minhas duvidas são, por exemplo:
Alcance efetivo de radar por altitude e em que faixas?
Quantidade de alvos engajados?
Altitude regulares de voo?
Alcance do voo (reabastecimento em voo?)
Suite de comunicações?
O nosso é melhor em tudo? Sério? Vamos vender o nosso E-99 pros Estados Unidos, França, OTAN… fácil… afinal eles tem um produto inferior ao nosso.
Pois é. Fazer afirmações categóricas, para missões e aeronaves tão complexas como essas, são um equívoco. É uma infinidade de variáveis que torna difícil escolher a “melhor”. Ambas tem vantagens e desvantagens em relação à outra.
Alcance dos E 3D é muito superior, acho que em um 80% e além disso, ele consegue fazer REVO.
Se não me engano, esta plataforma consegue se defender com AIM.
Não é por nada não, mas tem gente que procura uma dor de cabeça e não sabe onde achar.