Por Iris V Boas
Os comandantes da Força Aérea da Turquia, general Ziya Cemal Kadıoğlu, e da Força Aérea da Espanha, general Francisco Braco Carbo, realizaram um voo em formação na última quarta-feira a bordo de dois caças leves Hürjet, fabricados na Turquia.
“Dois Hürjets no céu ao mesmo tempo. Nosso comandante da Força Aérea, General Ziya Cemal Kadıoğlu, juntamente com o comandante da Força Aérea da Espanha, General Francisco Braco Carbo, realizaram um voo em formação”, declarou a empresa.
A TAI ainda destacou o avanço que o Hürjet representa para a aviação militar da Turquia:
“A cada novo voo, não apenas elevamos nossos objetivos, mas também escrevemos história com nossas asas de estrela e crescente nos céus azuis.”
O Hürjet e seu papel na modernização da aviação militar turca
O Hürjet, jato leve de ataque e treinamento avançado desenvolvido na Turquia, atingiu a velocidade de Mach 0.9 a uma altitude de 30.000 pés durante o voo.
A aeronave foi projetada para substituir jatos de treinamento mais antigos e para atender às necessidades de treinamento avançado, especialmente com o crescimento do número de aeronaves de quinta geração e suas configurações cada vez mais sofisticadas.
Com um comprimento de 13,6 metros (44,6 pés) e envergadura de 9,5 metros (31 pés), o Hürjet representa um passo importante na independência tecnológica da Turquia no setor de defesa e aviação.
A Espanha anunciou que planeja adquirir 24 aeronaves HÜRJET FLIT/LCA para substituir seus antigos treinadores SF-5M.
Fonte e imagens: X @TUSAS_TR.
Fico feliz e triste ao mesmo tempo, Porque não produzimos uma caça desses no Brasil. ja produzimos o AMX que parece um pouco, chega de projetos e mais projetos e vamos investir em produção local. quase que o missil anti-blindados MAX 1.2 AC virava mais um projeto interminável. obrigado venezuela. Com todo respeito – a Turquia não fabricava nada a poucos anos – Emirados Árabes Unidos tbm
Seria uma ótima opção para o Brasil (MB/FAB).
A FAB, ele seria ideal para substituir o A-1.
Na MB, substituiria o AF-1.
Já que tem DNA brasileiro, dá AKAER, uma produção local seria mais que estratégico.
Mas!!!!!