As unidades da Força Aérea russa começam a receber caças de quinta geração T-50 (PAK FA) em 2017, informou o coronel-general das Forças Aeroespaciais da Rússia, Viktor Bondarev.
“No Centro Estatal de Pesquisas Aéreas já temos cinco aeronaves deste tipo que estão em fase de testes e que, a partir de 2017, passarão ao Exército”, afirmou o coronel-general. Segundo Bondarev, “tudo está correndo de acordo com o previsto, sem atrasos ou alterações”.
O comandante afirmou que as Forças Aeroespaciais da Rússia se sentem orgulhosas com este novo avião. “Se trata de um caça realmente maravilhoso por suas características de pilotagem, navegação e outras; é capaz de detetar outros aviões a distâncias muito grandes, não tem análogos, temos que nos orgulhar e estamos muito satisfeitos por saber que esta aeronave vai passar a estar à nossa disposição”, destacou.
O PAK FA participou da exposição Aviamix, realizada no polígono de Chauda, onde o caça, por causa das condições climáticas, se apresentou com um programa reduzido. O evento contou com diversas exibições de alta pilotagem.
FONTE: Sputnik
essa parte descoberta do motor vai ser coberta posteriormente ?
Ainda sobre o radar espera-se que em 2018 seja instalado o novo radar desenvolvido pela Kret que é um sistema totalmente inovador de detecção baseado em fotônica usando tecnologia de matriz ativa de rádio-ópticos faseada (conhecida pela sigla russa ROFAR), virtualmente capaz de detectar uma aeronave furtiva a distancias superiores a gama de mísseis ar-ar emitindo com menor intensidade e gerando menos calor, isso implica em uma série de vantagens construtivas e operacionais… algumas empresas nos EUA, França e Itália também estão empenhados no desenvolvimento desta tecnologia de radar que se baseia não apenas em emissão/ reflexão/ captação de ondas eletromagnéticas mas sim em fotônica para gerar uma imagem 3D dos alvos/ contatos… embora seja uma tecnologia promissora o mais provável é que as primeiras unidades operacionais do PAK-FA (SU-50) serão mesmo dotadas com o Zhuk-A (AESA convencional)
Segundo a TASS a partir do 7° protótipo que deverá ser apresentado ainda esse ano de 2016 o PAK-FA já sairá da fábrica equipado com o novo motor até aqui denominado “produto 129” que substituirá o AL-41F1 (produto 117) e também com a respectiva cobertura definitiva na fuselagem em seus entornos, restando apenas o bocal TVC que deverá passar por muitas melhorias ainda
Acho interessante o PAF FA ser inserido já no ano que vem, pois criará uma equipe de pilotos inteiradas em suas capacidades, e só terão posteriormente que se acostumar ao novo radar que será inserido e o novo motor, isso sem contar com a vantagem de teste operacional em cenário real, que a vantagem de apontar falhas no projeto, e antecipa possíveis problemas para serem sanados.