A Força Aérea Russa recebeu hoje um caça T-50 de quinta geração para testes, adiantou nesta sexta-feira o serviço de relações publicas da empresa Sukhoi.
Em dezembro do ano passado, o comandante em chefe da Força Aérea Russa, tenente-general Viktor Bondarev, disse que em 2016 as tropas começariam a receber os jatos de quinta geração produzidos em série.
Ao mesmo tempo, ele não descartou que o início das entregas do T-50 à Força Aérea poderia ocorrer mesmo antes do prazo previsto se “os testes de voo forem efetuados de maneira mais acelerada”.
FONTE : Voz da Russia
Não compramos armamentos ameaçadores russos por puro medo do EUA.
Argumento idiota de que se comprássemos coisas modernas teríamos que nós modernizarmos.
Olhe o blog SNAFU para verem oque eles americanos acham do F35 tem defeito ate no trem de pouso
Amigos,
Que os russos podem coloca-lo em operação rapidamente, não há que se duvidar. Podem faze-lo antes do F-35. Mas a questão é em que configuração o fariam…
Os chineses, diga-se de passagem, também podem fazer o mesmo com o J-20 e até o J-31. Mas ainda teriam o mesmo problema básico de configuração.
De toda a sorte, considero acertada a decisão de coloca-lo em atividade mesmo que em uma configuração básica… Isso serve para testar na prática a configuração escolhida e o desenho da aeronave, de modo que versões posteriores podem ser consideravelmente melhoradas.
O F-35, por outro lado, seria uma aeronave muito mais complexa. Como já disse anteriormente, o F-35 foi projetado desde o inicio para ser parte de uma rede integrada de defesa, proporcionando aos seus pilotos e pessoal de apoio a máxima consciência situacional possível, interagindo com a rede e trocando dados com todos os sensores no espaço de batalha.
Restaria saber, portanto, se o PAK FA teria o mesmo nível de evolução nesses parâmetros tão específicos…
O F35 introduzirá uma nova logística nas forças em que atuará. O PAKFA será “somente” um jato stealth supermanobrável. Pelo menos é isso oque parece. Mas a idéia russa hoje se comporta bem melhor que a ideia dos EUA.
Marcelo,
A questão é informação… Informação é tudo… Qualquer força armada que quiser ser dominante, terá que ter consciência situacional maior. Isso significa que os russos, mais dia ou menos dia, terão que bolar uma forma de chegar ao mesmo resultado dos americanos, o que significa evoluir o PAK FA ao mesmo nível do F-35, ou um novo projeto, que proporcione as forças armadas russas um resultado similar…
A tendencia é que o PAK FA siga a mesma receita de bolo do F-22, mas mantendo os mesmos parâmetros da família Flanker. Em outras palavras, teria sido pensado para ganhar e manter a superioridade aérea no espaço disputado. Interceptar bombardeiros antes que cheguem a distância de lançamento de seus mísseis e varrer a caça adversária seriam os principais propósitos, ficando a multifuncionalidade para um outro tipo. E embora o caça russo inclua elementos realmente inovadores, ele representa uma evolução distinta do que seria o F-35…
O F-35, por outro lado, representa uma quebra de paradigma em um nível muito maior, possuindo sensores que, salvo engano, lhe proporcionaria visão completa em 360°. Ele mesmo seria um imenso sensor de uma rede muito mais abrangente, proporcionando ao usuário uma quantidade muito maior de informações, além de um disposição melhor das mesmas… E isso representa um nível de consciência muito maior do espaço de batalha. E quem localiza primeiro e gerencia primeiro a informação obtida, ataca primeiro e vence o combate…
Foi exatamente oque disse. O F35 será uma nova forma de pensar em aviação caça. Já o T50 será “apenas um caça sealth” supermanobrável de air supreriority.
Mas e os motores? Já desenvolveram um motor específico para o T-50 ou ele vai usar o Saturn 117S do SU-35 mesmo?
Nunca duvidei da capacidade dos russos, mas não sei se existe simetria entre os 5G atuais, excetuando a tecnologia stealth e esta considerando já como funcional.
Também não acredito que eu com 10 mil vou construir uma casa igual a do meu vizinho que já investiu 500 mil. E como ultima observação, os estadunidenses estão já nesta corrida a muitos anos… obviamente eles detém mais conhecimento. Espero que os russos e as outras nações consigam alcançar o mesmo nível.
Como tem gente que gosta de culpar os EUA por tudo, parece que não entendem a transformação que seria preciso na FAB pra adquirir o T-50, não só por ser um caça de ultima geração, mas pela capacidade técnica, os equipamentos, o treinamento, levaria anos pra adquirir total conhecimento desses equipamentos e dessa nova logística que seria preciso. Mas fora isso, o T-50 ta se saindo até melhor que o F-35 num menor prazo de tempo, parabéns aos russos.
Talvez opior fator fosse o preço. Se tivéssemos acesso aos códigos fonte integrariamos armas e equipamentos nossos. Seiria caro, e não podemos pagar por isso.
Toda x q leio matérias sobre esse caça . alem de admira-lo e parabenizar os russos .. sinto um profundo desgosto e desanimo ao lembrar do ”chute” q a FAB deu nessa oportunidade … o pq ?? n ta claro ate hj do pq … talvez por pressão externa ( EUA) … ou meramente por ideologia barata … e o q mais me perturba …. mais q seja … n foi ”agora” quem sabe mais a frente num futuro próximo com o projeto mais ”maduro” … torço e mt por isso
O T50 veio no Ambito do FX2. Já pensou o quanto gastaríamos se estivéssemos dispostos a pagar pela sua manuntençao e horta de voo junto com os SU35? Seria uma escolha que quase ninguém iria reclamar, eu não por exemplo, mas é inviável. Bastaria uma crise economica que eles ficariam no chão.
Lendas de internet … acho q a manutenção de um F-15 e maior q de um SU-35 por exemplo ..ou seja n e nada absurda .(Angola ..Malasia .. tantos outros países de importância economia irrisórias consegue manter SUs pq o Brasil 6 Economia mundial n ?? .. e desculpa plantada pela ”’Força ”.(politicamente correto e cômodo ) .. n existe caça bom moderno e eficiente com manutenção de F-5 .. e lenda achar q e um completo absurdo o Brasil n poder ”pagar” a manutenção de um caça de 1 linha ….o SU-35 (F-15 poderia ser tb ) . e um bimotor de alto desempenho e q nos garantiria sem sombra de duvidas um supremacia aérea ..e um fator dissuasório .isso o SU-35 .. e em parceia com o PAK …ctz a FAB mudaria de patamar … seria uma Força Aérea de 1 linha … algo ”’relevante” e importante …. o barato hj .. pode sair mt caro amanha … e ctz as tecnologias q o Brasil poderia ter absorvido do programa PAK .. esta a anos luz do q vamos ganhar com o Gripen … q e um bom caça … mais ele n vai garantir …”nada”’ sozinho
BrunoFN,
A questão não é ter a aeronave… Se o Brasil quisesse, poderia operar os mais caros…
O fato é que custo sempre tem um teto… Sempre há um limite para se gastar… Por tanto, quanto mais caro o aparelho, menor será a quantidade deles em operação. E isso é um fator ainda mais importante para um país como o Brasil, que precisa pensar em quantidade de forma muito mais abrangente que países menores…
Custo/benefício é a chave para uma operação verdadeiramente racional.
O que valeria mais? 12 Flankers em Anápolis, ou 24 Gripens em Anápolis e Manaus pelo mesmo custo operacional? Manter a presença em determinadas regiões do Brasil é essencial para encurtar o tempo de reação e poupar a força de onerosos deslocamentos pelo país. Dentro desse aspecto, uma aeronave menos custosa pode se revelar um benefício maior…
Sim. o custo beneficio e a chave ….mais e complicado ..essa oportunidade do PAK …ctz nos traria mt mais benefícios q gastos … quando a presença … acho q seria mt mais vantajoso ao invés de apenas se usar gripen .. um proporção +- assim ..pra cada . 12 gripen pra 6 SU-35.(2/1)..ou mesmo .. 16 gripen pra 4 PAKs (4/1)…. mesmo com custo de logística um pouco mais ”salgada” acho mais efetivo algo assim do q padronizar do a ”frota” por ”baixo” …… o ideal e o meio termo ..
O ideal hj pro Brasil seria o GripenNG/SEA..+ PAK … .. um caça ”médio” atuando com um 5g ”pesado” …. estaria perfeito assim .. mas ….
Sempre pensei mnisso. Será que 72pak + 160gripenng seriam uma solução ótima
Enquanto a JKA, digo, JSF, demorará mais alguns anos para se tornar operacional, vemos um caça de 5gen, que foi oferecido ao brasil, se tornar operacional antes do prazo. Lindo de se ver. Pena que hoje não podemos manter essas belezuras por aqui.