O comandante da Força Aérea colombiana general Tito Saul Pinilla, finalmente confirmado nos próximos meses, recebendo dois UAV Hermes 900 e 450 – como no momento em que revelou uma prévia Infodefensa. com , informação que foi oficialmente questionada.
Falando a vários meios de comunicação, FAC comandante, disse que, graças a um acordo entre os governos da Colômbia, receberá duas fontes UAV israelense , especificamente a empresa Elbit Systems , os dispositivos vão se juntar à frota de aviões tripulado esta nação possui.
Segundo o general Pinilla “dois sistemas diferentes chegar a um acordo e tornada pública com o Governo de Israel” forward Pinilla notar que estes são “mais avançados (de hoje) em suas capacidades de inteligência e de escopo”, porque “há uma Governo com o acordo do Governo com esse país (Israel) que permitiu que a tecnologia “.
Da mesma forma geral negou uma reportagem do jornal The Washington Post , que afirma que o governo dos EUA iria enviar Colômbia remotamente aeronaves tripuladas que foram utilizados no Afeganistão . Neste sentido afirmou que “nós não temos nenhuma informação até o momento que nos permite ter essas equipes”, disse ele, apesar de boas-vindas “se a decisão do Governo dos Estados Unidos está enviando para a Colômbia”.
Pinilla Geral também comentou que o UAV CIAC-Helicol IRIS, fez seu primeiro vôo na última semana deste mês , no local de manutenção do Comando Aéreo.
FONTE: Infodefensa