O caça F-39 Gripen, de matrícula FAB 4107, pousou na Base Aérea de Anápolis (BAAN) na manhã desta sexta-feira, 15.
A aeronave, fabricada pela Saab, chegou ao Brasil no dia 11 de dezembro pelo Porto de Navegantes, Santa Catarina. De lá, o avião seguiu para o Aeroporto na mesma cidade, para a preparação antes do voo. Nesta fase, são montados sistemas que vêm separados do caça durante a viagem de navio, como o assento ejetável. Após a execução de testes em solo o avião está apto para voar.
O avião decolou de Navegantes às 10h30 em direção a Base Aérea de Anápolis, numa viagem de 1h30 de duração, conduzido pelo conduzido pelo Tenente Coronel Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, piloto de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB).
O 1º Grupo de Defesa Aérea, que opera os caças Gripen na Base Aérea de Anápolis, conta agora com sete aeronaves. Também está no Brasil desde 2020 a aeronave de testes 4100, que executa ensaios a partir do Centro de Ensaios em Voo do Gripen na Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
FONTE: Saab
E recebidos, já somem quantos?
Somam*
4100 à 4107. Sendo o 4100 aeronave de testes na Embraer até o momento.
Acho que são 36 e dentre esses 4 F-39F
Boa tarde amigos do DAN a FAB ja tem 40 Gripen comprados
existe a possibilidade de virem mais 11 caças totalizando 51 Gripens?
Já tem 40????
Olá Fábio. Na verdade a FAB só tem compradas 36 unidades. As 4 adicionais anunciadas no governo anterior não foram efetivadas.
Os números de aquisição dos gripens, certamente, flutuarao muito ainda…esperamos q para mais…