O lançamento do VSB-30 V18 com a carga útil TEXUS 51 no último dia 23/04, às 09h35 am (horário local), no Campo de Lançamento de Esrange (Suécia).
O foguete atingiu o apogeu nominal, dispersão do ponto de impacto a mais ou menos 10 quilômetros e os experimentos foram realizados com mais de 06 minutos de ambiente de microgravidade e a carga útil foi recuperada.
As seguintes instituições estão participando da campanha de lançamento: IAE, DLR, SSC, OHB e Airbus Defence & Space.
Seguem algumas informações do Centro de Lançamento de Esrange:
General information
Launch site Esrange Space Center
Launch date TX51 launched on April 23, 2015
Technical information
Rocket type VSB 30 rocket
Nominal diameter 557 mm
Total weight TEXUS 51 2654,4 kg
Total weight TEXUS 52 2644,6 kg
Apogee ~261 km
FONTE: IAE
Pensei a mesma coisa . . .tem que servir para alguma coisa!
Esse VSB30 poderia servir de base para um missil balistico tatico
Certamente que sim, talvez o mesmo até possa ser usado com essa finalidade,com pequenos ajustes !
muito bom, vamos aguardar que venha algo melhor, e com distancia maior
verdade……..
Só leigo no assunto,mais se dobrasse o tamanho deste foguete seria possível coloca satélites em órbita?
Se o seu “dobrasse“ se refere a dobrar o seu combustível e tamanho,certamente que sim, mas há satélites e satélites, ou seja,isso iria também depender do peso do satélite que você queira enviar !
Digamos que o VSB-30 V18 com o seu tamanho dobrado passasse a ter um apogeu de 522 km isso seria possível sim ,mas isso dependeria do peso do seu satélite, um pico satélite ou talvez até nano-satélite poderia ser possível !
esse foguete com tamanho “dobrado” chama VLM e tem previsão para voo teste esse ano, esta sendo desenvolvido em parceria com os alemães
Vi em sites especializados que ele só fica pronto em 2017 .
vish, então deu ruim
Para um satélite entrar em orbita, o foguete lançador tem que acelerar aproximadamente 11 km por segundo, para que isso ocorra é preciso de muito combustível, VLS-1 tem cerca de 50t sendo que 40t são de combustível,para colocar uma carga de 380 kg em orbita, VSB-30 é muito pequeno para essa função.
O Menor lançador que conheço é o Lambda 4S, o primeiro lançador japonês , pesava cerca de 9,5t e colocou em orbita uma carga de 26 kg , foi usado apenas uma vez com sucesso.
No momento o projeto mais promissor do Brasil é o VLM , vai usar 2 motores S-50 com cerca de 10t cada mais um S-44 que pesa cerca de 900 kg.
Abraços.
Para isso , Ezequiel , estão desenvolvendo o VLM que colocara em órbita polar e também equatorial , satélites de no máximo 150 Kg , segundo o que li em sites especializados , estima -se lançar por volta de 10 VLM ‘s por ano e poderá ser fabricado pela Embraer que já demonstrou interesse também no VSB 30 e com a iniciativa privada entrando no negócio creio que será sucesso . Saiba mais acessando no YOUTUBE : http://www.youtube .com/watch?v=FZLKOaTex30.