Está marcado para o dia 29 de agosto o lançamento de um foguete de sondagem VS-30 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Com 10,84 metros de altura e 1,8 toneladas de peso, o foguete deve levar ao espaço experimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da empresa Orbital Engenharia e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização do Comando da Aeronáutica.
“O décimo terceiro voo do VS-30 será um marco importante para a indústria aeroespacial nacional, pois pela primeira vez será testado no Brasil um foguete com combustível líquido embarcado, fruto de anos de pesquisas no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial”, afirma o Coronel Avandelino Santana Júnior, coordenador geral da Operação Raposa, como foi batizada a ação de lançamento do VS-30.
“Com o sucesso da operação, novas possibilidades de desenvolvimento de motores foguetes a propelente líquido são abertas para aplicação em outros veículos aeroespaciais fabricados no país”, conclui o Coronel.
Entre as ações realizadas durante a campanha de lançamento está a instalação de um estação móvel de telemetria para recolher parâmeros de voo (pressão, temperatura, rotação, aceleração, vibração) que serão enviados pelo foguete em voo.
Também participam da Operação Raposa engenheiros alemães do DLR, a Agência Espacial Alemã, técnicos do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), além dos esquadrões de transporte de carga e pessoal (1º GTT e 1º ETA), esclarecimento de área marítima (3º/7º GAv) e de Evacuação Aeromédica (7º/8º GAv). O Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) participa com o transporte de material e equipamentos de apoio à campanha de lançamento.
Nos dias de lançamento, a Marinha do Brasil (MB) atua no isolamento do tráfego marítimo e na comunicação com os navegantes, bem como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizará a interdição do tráfego aéreo na área.
Na próxima quinta-feira (21/8), acontecerá o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) para testar os equipamentos em solo e preparar a equipe.
Digo em relação e economia pq se a nossa economia estivesse andando a passos largos , com certeza os projetos de estratégia de defesa iriam estar mais avançados ( com mais verbas) e melhorias em todos aspectos
Pois é , Marcelo, se a economia NÃO crescer de onde vamos tirar dinheiro para continuar esses programas que nem 20% foi concluídos ainda ?
Bom … vou falar sobre um subtema de defesa do Brasil, que no caso é a economia e creio eu que esse ano iremos crescer pouco devido a alguns pessimistas economistas.
Mas apesar de alguns cortes na área de defesa esses projetos estrategicos estão andando. sei que aqui não é um debate sobre economia, mas ambos estão ligados … vcs não acham que a Industria brasileira está enfraquecendo num é o avanço chinês no mercado mundial e principalmente na América do Sul ( principal mercado brasileiro) .
Alguém descorda de mim?
Saindo um pouco fora do assunto defesa será que nossas autoridades de saúde estão fazendo algum controle dos voos e navios que vem da africa por causa da epidemia do Embola. Eu digo isso porque não temos hospitais nem para os nossos doentes comuns ainda mais se houver casos de embola no nosso pais.
Mauricio , acompanhei uma reportagem sobre esse risco no Fantástico.. Ainda está acontecendo aos poucos avisando aos aeroportos a pessoas com devidos sintomas( ebola) procurar um setor especifico do aeroporto .. e uma instituição do Rio de Janeiro disse que não estamos com muito perigo , mas é bom se precaver . Espero que nem chegue aqui , se Deus quiser!
Alguém te notícias sobre o VLS BETA?
Esse VLS BETA NÃO passa de sonho que está contido no PENADO pnae , antes dele teríamos que passar pelo VLS ALPHA que seria uma “evolução ” do VLS que teve o seu teste deste ano prorrogado por tempo INDETERMINADO.Mas nem tudo está perdido , pois em 2015 será testado o VLM ( 19,6 metros ) que será superior ao maior foguete Brasileiro que funciona de verdade VSB 30 ( quase 13 metros ).Este VLM sai , mas é porque a Alemanha está no negócio .Abraços.
Aprendi a gosta de temas em defesa por causa do vls. Que infelizmente nunca vingou. Esse foguete nao poderia ser usado para um projeto AA. E os foguetes s40/50 como misseis.
E o projeto sara quando decola?
O texto fala em 10m de altura 1,8t de peso, não aparenta ser o mesmo da foto. Essa da foto parece ter 1,8m de altura.
A foto mostra somente o propulsor S30, o foguete completo fica assim:
https://3.bp.blogspot.com/-Ma87wkps6a0/UaN4JpwFIKI/AAAAAAAAbZs/1FeUHHI-S5s/s1600/Foto+9.jpg
Obrigado! Agora entendi.
Bacana heim, obrigado por elucidar a questão do foguete Fred.
Pensei que era o próprio foguete na foto, Tava parecendo um tubo de cola, mas vendo ele completo é bem bonito e imponente. Obrigado !!
hehehe na foto está mesmo parecendo um tubo de cola gigante… 🙂
Salvo engano o tamanho do “bicho” só vem aumentando, tá cada vez mais ficando parecido com um míssil tático de responsa….só falta as aletas…
Grato.
Com verbas bem definidas e regulares , já pensaram o que nossos engenheiros conseguiriam fazer , só o céu é o limite.Boa Força aérea , galgando devagar e sempre.
Aliás devagar demais .