O foguete suborbital VSB-30 V20, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), órgão do Comando da Aeronáutica, foi lançado no dia 22 de fevereiro, às 7h52min (horário local) do Centro de Lançamento de Esrange, na Suécia. O voo transcorreu conforme o planejado, e a carga útil atingiu 263 km de altura máxima, permanecendo 6 minutos em ambiente de microgravidade.
Com 12,6 metros de comprimento e peso total de 2,5 toneladas, o VSB-30 foi desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Alemanha. Esse foi o 15º lançamento de um VSB-30. O primeiro voo ocorreu em 23 de outubro de 2004, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
No dia 19, outro foguete suborbital brasileiro, o VS-30/IO V11, foi lançado na Noruega. A carga útil atingiu 364 km de altura máxima.
Novo projeto
Em 2014, o IAE e a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) assinaram um convênio para o desenvolvimento do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). O VLM, fruto de mais uma parceria com a Alemanha, será destinado ao lançamento de cargas úteis espaciais ou microssatélites (até 150 kg) em órbitas equatoriais e polares.
FONTE:Agência Força Aérea
Off-topic
O novo fundo azul com letras em tons de cinza tá “F” de ser lido.
Sugestão: a ser mantido o fundo na cor atual as postagens das matérias com letras brancas talvez torne o contraste melhor.
Jurandir, humor 2. Com a destruição da estação espacial pelo nosso “ponta de lança” A Darter, os únicos que sairiam ganhando seriam os “sem nave” digo, EUA, pois não precisariam mais se constrangir em ter que PEDIR E PAGAR carona ao “amigo” Putin.
Humor. Colocando o a darte na ponta do vs30 a gente deruba a estacao espacial.
Pessoal,
Vocês leram o artigo?
Esse é um foguete de sondagem, suborbital, que pesa 2 t, e que já o lançamos há 10 anos. Esse foi só mais um lançamento bem sucedidos de vários já realizados.
É isso aí Brasil, que LATAM, nós vamos que vamos rsss. TOMA USA…
Vamos que vamos? Rs
Esse projeto só anda por causa da Alemamha, se não…
Quando será que irá se tocar que o projeto espacil brasileiro não anda por falta de vontade política? Se nossos políticos não mudarem seus pensamento nunca que iremos “vamos que vamos”, afinal, a verba depende da boa vontade deles.
Ah se levassem a sério o programa espacial brasileiro…
Excelente noiícia!!
Estamos de parabéns!! mais um tapa na cara daqueles que querem ver a ruína do Programa Espacial Brasileiro….B R A S I L !!!!