Por David Cenciotti
Imagens térmicas feitas pelo FLIR Star SAFIRE 380-HDC, mostram a assinatura de um caça STOVL (Short Take Off Vertical Landing), Lockheed Martin F-35B, Joint Strike Fighter.
O vídeo foi filmado pelo FLIR com um sistemas de imagem HD de alta performance, estabilizado e projetado especificamente para helicóptero.
De acordo com a FLIR, fabricante do Star SAFIRE 380-HDC e líder em sistemas, a câmera “fornece uma vantagem SWaP-C inigualável para aplicações aéreas que exigem alto desempenho ISR[Reconnaissance Intelligence Surveillance]. Especificamente adaptados para se destacarem em desempenho de longo alcance sob condições extremas de aeronaves rotativas. “
A assinatura IR do F-35B durante o voo pairado é impressionante.
FONTE: The Aviationist
Dalton Me referia a primeira vez na história em que haverá disponível nos navios anfíbios uma aeronave stealth supersônica VSTOL capaz de dar cobertura no eventual desembarque… o F-35B é o pioneiro em reunir essas características, logo sua própria existencia provê capacidades que nunca houveram sido reunidas.
Topol…
não será a primeira vez na história…lembre-se de “Tarawa”, “iwo Jima” e “Okinawa” por exemplo e só no Pacífico ! Mas, desde
provavelmente a Coréia desembarques anfíbios clássicos não tem ocorrido e é provável que não venham a ocorrer.
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Como você sabe apenas meia dúzia de F-35Bs serão embarcados nos LHDs/LHAs , mesmo durante a invasão do Iraque em
2003 quando o número de LHDs/LHAs era maior que hoje, apenas 2 foram aproveitados embarcando pouco mais de 20
AV-8s cada um e por curto período de tempo, ou seja durante os 40 anos de vida deles, apenas 6 F-35Bs serão embarcados
atuando em conflitos “pequenos”, embora tenham a capacidade para embarcar mais se necessário.
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O F-35B será utilizado principalmente de bases terrestres pelos fuzileiros navais dos EUA assim como são usados os AV-8Bs…
lembre-se do ataque pelos talibans de uma base dos EUA no Afeganistão onde 6 AV-8Bs foram destruídos e 2 danificados !
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Quanto às demais versões do F-35 ” A” e “C”, da mesma forma que há muitas críticas também existem muitos elogios é questão de querer acreditar na crítica ou no elogio ou conceder que possam existir exageros tanto negativos como positivos, mas, no
geral, os pilotos da USAF e já existem quase 200 deles qualificados para voar no F-35A as opiniões tem sido bastante favoráveis
e possivelmente em breve mais informações estarão abertas para todos.
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abs
E alguma vez eu afirmei que esses aparelhos não eram visualizados por sensores IR? Apenas sustentei o óbvio ou seja, que decolando todas as aeronaves possuem grande assinatura IR pelos motivos que elenquei. Agora em grande altitude é fato que aparelhos Stealth possuem assinatura IR menor que os aparelhos de 4 geração de modo que o raciocínio mirabolante de que “Rafale +Mica IR” vai pegar os caças de 5 geração é uma falácia…
Na minha humilde opinião só quem verá vantagem na substituição das aeronaves serão os marines com seus AV-8B… pela primeira vez na história grupamentos anfíbios poderão prover apoio no desembarque e tomada de cabeça de praia com uma aeronave tida como stealth (sic) , supersônica e mantendo as capacidades VSTOL de sua antecessora… todas as demais missões a que o F-35 propõe substituir ele cumprirá pela metade ou pior, para cumprir a missão de forma integral demandará o triplo de “cuidados”, sob pena de ter sua superioridade ou mesmo sua funcionalidade despedaçada caso falte um só dos ítens que sua operação exige.
Sabia que você ia se doer, HMS.
Mas já que gostar tanto de falar, fale porque o B-2 e o F-22 são perfeitamente avistados pelos sensores IR.
Por favor use seus delírios e diga que são fatos se não, não fica tão engraçado, também se possível mude de assunto como geralmente você faz.
Obrigado.
Dalton, o F-35 certamente não será tudo o que se esperava dele afinal ele não vai substituir o A-10. Contudo nas demais missões me parece sim que ele será bem sucedido.
Algumas análises feitas do vídeo dizem que é possível perceber, além da óbvia exaustão de ar quente o baixo contraste termal do revestimento, canopy e baia do motor do F-35 o que testemunharia o “mascaramento termal” que é o que conta quando a aeronave está à média ou alta altitude.
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Evidentemente que trata-se de um “show” e não uma situação real de combate quando uma aeronave não quer ser vista.
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O F-35 ainda causará muita polêmica e talvez não venha a ser tudo o que se esperava dele, mas, certamente não será um
fracasso e só como curiosidade o USS George Washington está no mar agora para uma nova fase de testes com o F-35C.
Os Sérios, que sabem que as imagens capturam o F-35B hoverando para o pouso vertical e também na decolagem, momentos em que não apenas estará com motores a pleno como também o maior atrito irá provocar inevitavelmente uma maior assinatura IR, agravado pelo ar mais denso perto do solo, fenômeno que se dá com qualquer aparelho seja ele um Mig-21, um Mirage III, um Tornado, um Typhoon, um Rafale, um F-22 e um F-35…..
Da mesma forma os sérios também sabem que o F-35 possui o DAS e o EOTS, dois sensores passivos excepcionais sendo que esse último em testes detectou um míssil balístico a 600 milhas náuticas de distância. Coloque isso na arena ar-ar e verá que o Lightning II terá uma inegável vantagem.
Ah! Os Sérios também podem argumentar com clareza que em comparação com mísseis IR como o IRIS-T, o Python V, o AIM-9X e o nosso futuro A-Darter o MICA IR é um míssil com limitações. E que o Rafale não é o melhor caça da galáxia. Mas tem que possa se ofender com esses fatos concretos, encarando como se fosse xingar alguém da família….
Sempre apontei esse ponto fraco nos aviões furtivos. É muito difícil esconder uma aeronave dos sensores FLIR. O motor inevitavelmente gera muito calor, o choque do ar com aeronave gera calor e até mesmo a luz do Sol em contato com o avião gera calor.
Uma aeronave, mesmo não tão “boa” equipada com um FLIR potente + um sistema de detecção passiva de ondas de radar + míssil rastreador calor (como o Mica IR) pode sim representar risco considerável para o F-35 ou F-22.
Sei que ao dizer isso uns dois ou três podem ficar meio ofendidos, como se tivesse xingando alguém da família, mas baseado nessas imagens e outras do F-22 e do B-2 nas mesmas condições me levam a crer minha teoria é bastante realista.
Gostaria muito de saber a opinião dos colegas, dos sérios.
O F-35 como aeronave unica para equipar diversas forcas aéreas do mundo e substituir uma grande variedade de tipos de aeronaves diferentes é um projeto ambicioso demais, dificilmente cumprirá tudo oque promete. Não que ele seja ruim, más tudo isso somente por milagre. Decolar a pousar vertical, atuar como apoio aéreo aproximado, bombardeiro tático e superioridade aérea detre outras exigências tem feito deste vetor um verdadeiro pato. Nada, voa e anda. Más não é excelente em nada. Israel provavelmente tirarão leite de pedra. Más eles sempre tiram de “qualquer” pedra. Os demais permaneceram com Pato.
A essa distancia a percepção do FLIR será bem nítida, mesmo que o caça não esteja na sua temperatura nominal de operação, o contraste contra um fundo frio a curta distancia torna bem nítida a silhueta da aeronave… não significa exatamente que o F-35 seja ruim por ter uma assinatura térmica enorme nem que o Star Safire seja necessariamente excelente por ter conseguido captá-la… somente um “lock” a distancia em condição atmosférica carregada (o que dissipa a frequencia da ondas infra vermelhas) pode dizer se o Star Safire é mesmo bom ou se o F-35 entrega sua posição por aquecer demais.
Só falta vir aqui algum espertinho dizendo “sou vizinho de porta dos engenheiros da Boeing” ou então que ” estive ontem em um jantar com um piloto da Marinha” para querer justificar suas críticas.