Por Guilherme Wiltgen
O First Sea Lord, o Almirante George Zambellas, realizou o seu primeiro voo no mais novo helicóptero da Royal Navy, durante uma visita a Royal Naval Air Station Yeovilton, base da versão naval do helicóptero AW159 Wildcat e do novo Centro de Instrução do Wildcat.
O Sir George Zambellas realizou um voo de demonstração tendo como piloto o Lieutenant Simon Wilson e Lieutenant Commander Mike Wingfield, como observer da aeronave.
O AW 159 Wildcat é fabricada pela AgustaWestland, assim como seu antecessor o Lynx, localizada a poucos quilômetros de distância da RNAS Yeovilton, em Yeovil.
Após o voo, o Firts Sea Lord disse: “Foi uma experiência fantástica, e olha que eu tenho muitas horas de voo no Lynx. Apesar da semelhança da fuselagem do Wildcat com a de um Lynx, ela termina por aí”, completando, “O Wildcat é o nosso mais novo helicóptero naval e a capacidade que ele vai fornecer à nossa Esquadra é imensa. Estou ansioso para ver no início de 2015 o Esquadrão 825 demonstrar toda a gama de capacidades do helicóptero nas operações de linha de frente”.
A expectativa é de que o Wildcat HMA2 seja a aeronave orgânica das fragatas e destróieres da Royal Navy pelos próximos 25 anos.
Wiltgen, será que o Brasil seguiu a escola americana quanto as normas internas nas forças armadas? Pois eu já vi ingleses, escoceses, espanhóis e devem haver outros por aí que é autorizado o uso da barba. Eu achava que era somente em tempos de guerra que era permitido.
Erikson,
Eu acredito que sim, pois nas três FA, no máximo bigode.
Na RN é normal ver o pessoal de barba, vi vários ano passado em Yeovilton, já começando pelo portão da guarda na identificação, o sargento que nos identificou usava barba.
FA