O Governo da Finlândia autorizou, em 10 de dezembro de 2021, o Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia a assinar um contrato de aquisição com o Governo dos Estados Unidos para o próximo caça multimissão da Finlândia. O caça que está substituindo a capacidade da frota Hornet é o Lockheed Martin F-35A Lightning II.
A aquisição contempla 64 caças Lockheed Martim F-35A Lightining II, soluções de treinamento e suporte necessárias, outros sistemas relacionados, bem como serviços de apoio e manutenção até o final de 2030.
Na avaliação das ofertas dos licitantes pelo Programa HX Fighter, o F-35 atendeu aos requisitos de segurança de suporte, participação industrial e acessibilidade das áreas decisórias. Na avaliação da capacidade militar, o sistema abrangente do F-35 foi o melhor. As capacidades de combate, reconhecimento e sobrevivência do F-35 eram as mais adequadas dos candidatos HX.
Os custos operacionais e de suporte do F-35 se ajustam ao quadro de custos alocado e o desenvolvimento da aeronave durante o ciclo de vida será viável com os recursos normais das Forças de Defesa Finlandesas. Dentro do processo de aquisição, vários requisitos essenciais de segurança de abastecimento e significativa participação industrial foram acordados. Os requisitos essenciais de segurança do abastecimento referem-se especificamente à capacidade independente de operar em circunstâncias excepcionais.
O programa F-35 é multinacional e sua comunidade de usuários é grande. O sistema está em serviço em muitos países europeus, incluindo Noruega e Dinamarca.
A frota atual do Hornet será retirada de serviço conforme planejado a partir do ano 2025. Os primeiros caças F-35 finlandeses começarão a servir na Força Aérea em 2025 como parte do treinamento de pessoal finlandês nos Estados Unidos. Os primeiros F-35 serão entregues à Finlândia em 2026.
Programa HX
O programa HX para a substituição do Hornet foi lançado em 2015 por decisão do Ministro da Defesa e subsequente RFI. A licitação HX começou em 2018 com o RFQ iniciais enviados aos governos da França, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. O objetivo da licitação era construir com cada proponente uma solução abrangente que atendesse aos requisitos e produzisse a melhor capacidade possível para substituir a frota do Hornet no ambiente operacional da década de 2030, bem como dentro da vida útil do sistema HX.
As soluções oferecidas no programa HX foram configuradas em torno dos seguintes sistemas de caça: Boeing F/A-18 Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-35 e Saab Gripen.
Os detratores do F-35 perderam mais uma
Que pena. Uma pedrada na SAAB.