Por Breaking Defense
Nestas perguntas e respostas com Chris Gehler, vice-presidente sênior e diretor de programa da Bell Textron Inc. para o programa FARA, discutimos a implementação da abordagem de sistemas abertos modulares (MOSA) pela empresa para seus Bell 360 Invictus, candidato FARA que se baseia em seu vencedor V-280 Valor FLRAA.
Breaking Defense: Qual é o ambiente de ameaça que impulsiona a necessidade de FVL (Future Vertical Lift) com MOSA?
Gehler: Adversários semelhantes e próximos na Europa Oriental, no Indo-Pacífico e no Oriente Médio vêm à mente com capacidades significativas em sistemas de defesa aérea avançados e integrados, Ambientes com GPS negado e outras ameaças em rápida evolução.
A modernização do Exército dos EUA (US Army) para o Future Vertical Lift com capacidades nativas MOSA apoia as prioridades para construir uma força mais letal, ao mesmo tempo que proporciona maior desempenho e acessibilidade. Em vez de ter sistemas federados e fechados que exigem sua invasão para atualização de software, o Exército será capaz de atualizar rapidamente a capacidade dessas aeronaves para se adaptarem a ameaças ou para incorporar capacidades de missão, como sistemas mais letais.
Por exemplo, se você quiser incluir um novo míssil de precisão de longo alcance que seja capaz de fornecer maior impasse e letalidade em uma zona de guerra, mas que não estava originalmente na aeronave, você poderá integrá-lo em meses, em vez de anos, usando padrões abertos.
A modernização da aviação do Exército, incorporando os princípios MOSA na frota duradoura, também dá um passo significativo em termos de acessibilidade e práticas comerciais com FVL. Uma das maiores ameaças à nossa defesa é a falta de acessibilidade na manutenção das capacidades de superação.
Você perguntou sobre o ambiente de ameaças, bem, o alto custo ou o preço inacessível são certamente uma ameaça. Quando nos tornamos inacessíveis, quando os sistemas se tornam tão dispendiosos que consomem cada vez mais do orçamento, os decisores são forçados a estabelecer prioridades e, portanto, a reduzir a capacidade.
Queremos fornecer o máximo de capacidade, neste caso capacidade de superação. A capacidade de ser mais acessível através da utilização de MOSA e de normas sobre FVL – práticas comerciais que também incluem direitos de propriedade intelectual e de dados – é o que diferencia os programas de FVL de toda a frota.
Quando você pode pagar pelas coisas, é muito mais fácil trazer rapidamente essas capacidades de superação para o combatente.
Breaking Defense: Fale sobre as interfaces e outras modificações de software que disponibilizam sistemas abertos na FLRAA e FARA.
A designação de interfaces principais com padrões abertos é um tanto análoga à implementação de padrões USB em computadores que permitem operações do tipo plug-and-play por diferentes fornecedores não associados ao fabricantes de computadores. Você pode ter mais acessibilidade e inovação de um maior número de participantes, o que lhe dá mais capacidades ou mesmo capacidades essenciais a partir da implementação de padrões abertos em um ambiente com custos competitivos.
Não vamos exigir que ninguém se adapte ao padrão Bell. Estamos atendendo a um padrão MOSA dirigido pelo Exército em sua arquitetura.
Todos nesse mesmo ecossistema sabem o que precisam fazer para poder se conectar e usar o sistema, seja ele nosso sistema de armas FLRAA ou sistema de armas FARA. Eles sabem quais são as interfaces, os padrões existem e podem conectar e usar seus recursos, o que permite mais concorrência e aumenta a acessibilidade.
Breaking Defense: Dê-nos alguns exemplos de como você está implementando o MOSA e a espinha dorsal digital comum em FARA e FLRAA, especialmente no que se refere à operacionalização de capacidades como efeitos lançados (LE)?
Gehler: Embora nosso FLRAA e FARA sejam sistemas de armas diferentes, no coração de ambas as aeronaves está uma espinha dorsal digital comum e de arquitetura aberta que é a força vital, o sistema nervoso central que permite nossa abordagem MOSA.
O que isso significa, em um exemplo, é que a abordagem de backbone digital comum permite facilidade de manutenção na linha de voo com ferramentas e técnicas comuns que permitem que um mantenedor de Especialidade Ocupacional Militar comum faça a manutenção desses sistemas críticos. Significa também melhor acessibilidade porque há mais economia de escala no poder de compra, como mencionei.
Os computadores de controle de vôo também são idênticos. A arquitetura fly-by-wire emprega a mesma abordagem, os sistemas elétricos possuem peças idênticas e os sistemas de atuação compartilham interfaces comuns. Este alto grau de uniformidade entre sistemas proporciona facilidade de manutenção para nossos soldados e acessibilidade para nossos clientes.
Até o seu ponto de vista sobre a operacionalização desse backbone digital, os pontos de troca e as interfaces em toda a aeronave nos permitem integrar novos recursos nativos prontos para uso, bem como capacidades legadas, como sistemas de sobrevivência operando em barramentos de dados MIL-STD-1553 mais antigos. Podemos integrá-los à aeronave por meio de pontos de troca que traduzem esse banco de dados em padrões de rede sensível ao tempo (TSN).
Você mencionou LE e temos um lançador de efeitos modulares no Bell 360 Invictus que é um lançador MOSA. Os novos efeitos de lançamento podem ser perfeitamente integrados à aeronave por meio do iniciador de efeitos modulares. Pode haver um pouco mais de integração para os efeitos lançados que são legados, mas o Exército está impondo padrões abertos nos próprios sistemas de armas.
Breaking Defense: O que diferencia a FLRAA e a FARA de seus concorrentes no que diz respeito ao MOSA?
Gehler: A Bell está em sintonia com nosso cliente do Exército para fornecer capacidades superiores de letalidade, alcance e proteção, juntamente com outros objetivos relacionados ao MOSA, como acessibilidade do ciclo de vida. Provamos isso com a seleção do Bell V-280 Valor para FLRAA pelo Exército e estamos provando isso em nossos eventos de Demonstração de Verificação de Sistemas Abertos (OSVD) na FARA com o Bell 360 Invictus. Não queremos bloquear fornecedores e estamos alinhados com o Exército nisso.
No centro de ambos os sistemas de armas FVL está uma arquitetura aviônica modular integrada (IMA) e um ambiente de processamento aberto que pode ser usado em múltiplas aplicações. Isso substitui arquiteturas federadas onde cada subsistema individual possui hardware dedicado com interfaces proprietárias e fechadas. O resultado desta abordagem é: redução dos custos do ciclo de vida com menos subsistemas dedicados; desmaterializando componentes que reduzem os requisitos de espaço, peso e energia, e integrou padrões abertos, como Future Airborne Capability Environment (FACE) e Hardware Open Systems Technologies (HOST).
O backbone digital comum que utiliza redes sensíveis ao tempo que discutimos anteriormente é central para esta arquitetura no controle do sequenciamento de dados críticos de segurança. Todos os dados críticos na rede têm uma sequência de tempo determinística na qual precisam estar presentes, com os dados críticos de voo priorizados no topo. Os dados de menor prioridade são despriorizados, por assim dizer, e estamos falando de centésimos de segundos. Essas diferenças de tempo e sequências são importantes e é por isso que a Rede Sensível ao Tempo com técnicas críticas de software torna esta uma abordagem muito confiável para o que estamos fazendo.
Nas bordas do backbone estão os sistemas TSN nativos mais recentes ou um ponto de troca para integrar sistemas duradouros com padrões mais antigos, como MIL-STD-1553. Tudo isso é feito em um ambiente ciberseguro, seguindo padrões de software críticos para o voo. A integração do processamento de uso geral com padrões e interfaces abertas e a desmaterialização de componentes uma vez federados permitem que o cliente atualize os recursos do sistema de maneira rápida e econômica.
Nossos sistemas fly-by-wire comuns e avançados e backbones digitais comuns também abrem o caminho do voo pilotado para a autonomia, como já mostramos durante a Demonstração Conjunta de Tecnologia Multi-Role do V-280.
Em alguns cenários de missão, pode ser preferencial reduzir o número de pilotos de dois, para um ou nenhum. Nosso backbone digital em FARA e FLRAA tem tudo que você precisa para conectar um aplicativo de missão autônoma, por exemplo, ou uma parte da computação geral dedicada à autonomia.
Embora a movimentação de soldados pelo campo de batalha possa sempre exigir aviadores nos controles, a movimentação de aeronaves e/ou suprimentos não pode. A missão de reconhecimento requer curiosidade humana e pode exigir decisões humanas que alarguem o alcance. À medida que a autonomia se desenvolve, haverá mais oportunidades para incorporá-la em cenários operacionais. Os sistemas de armas FARA e FLRAA proporcionam ao Exército um caminho de baixo risco para a integração da autonomia na aviação do Exército em apoio a operações em múltiplos domínios.
Breaking Defense: sua considerações finais.
Gehler: MOSA é uma prioridade máxima da Aviação do Exército que melhora a prontidão, acessibilidade e inovação. Ele permite que empresas de todos os tamanhos ofereçam tecnologia de ponta e elimina as oportunidades de bloqueio de fornecedor. Na Bell, não estamos apenas focados no desenvolvimento de desempenho superior em nossas aeronaves – velocidade, alcance e letalidade – mas também em fornecer sistemas acessíveis que sejam de fácil manutenção dentro das formações do nosso Exército. Nossos objetivos se alinham com os objetivos do Exército de fornecer letalidade e proteção superiores aos nossos soldados antes que nossos adversários possam se adaptar.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense
Lembra, um pouco, o “antigo” Comanche.
A Boeing ter perdido contrato foi inesperado.
De repente, com a substituição dos Apaches, finalmente poderemos ver uma aeronave pura de ataque no EB.
Esse Bell 360 ainda não foi escolhido.
Ele concorre com o Raider X da Sikorsky.
Eu torço para que o conceito da Sikorsky ganhe porque é um conceito de helicóptero composto que ainda não foi implementado no mundo e que irá ampliar muito a tecnologia das aeronave de asas rotativas.
Sem dúvida o Bell 360 é um sistema muito bom e que também tem a proposta de ampliar o desempenho do helicóptero mas não se pode espremer mais suco do limão além do que ele tem.
O conceito denominado ABC (Advancing Blade Concept ) da Sikorsky é inovador e com imenso potencial.
Esse ficou bonito viu. Vai aposentar o Apache !!!