À medida que novos pedidos são registrados e cresce o interesse pelos C-390 Millennium da Embraer, a Fábrica Argentina de Aeronaves Brigadeiro San Martín (FAdeA) confirmou o envio ao Brasil de um novo conjunto de componentes para a fabricação de novas aeronaves . A informação, divulgada ontem, 13 de junho, detalha que essas peças são destinadas às aeronaves das séries 017 e 018.
Após a redução definitiva da encomenda de novas unidades para a Força Aérea Brasileira (FAB), que fixou o número em 19 aeronaves , a Embraer iniciou uma intensa campanha promocional do C-390 Millennium em diversos mercados. Os esforços da empresa brasileira deram frutos com a confirmação de novos pedidos da Força Aérea Húngara , como a seleção da Áustria, dos Países Baixos, da República Tcheca e da Coreia do Sul para renovar parte de suas frotas de transporte.
Com estes desenvolvimentos em curso, e aguardando a formalização dos respetivos contratos, bem como a seleção de novos operadores, a FAdeA continua com a produção de diversos componentes no âmbito da sua associação com a Embraer. Ressalta-se que a empresa cordoba é responsável pela fabricação das portas dianteiras do trem de pouso, porta dianteira direita, rampa de acesso traseira e cone de cauda.
Graças à divulgação de um vídeo oficial ontem, a FAdeA informou o envio ao Brasil dos seguintes componentes:
- Carenagens Flaps para aeronaves da série 017.
- Spoilers para o avião da série 017.
- Rack inferior para aeronaves da série 017.
- Rack superior para aeronaves da série 018.
FONTE: Zona Militar
O governo brasileiro deveria fazer uma ligeira pressão pela compra de ao menos 1 aeronave pelos argentinos. Caso o clima seja de negativa, essa produção deveria ser deslocada para outro país como perspectiva de compra da aeronave.