Em ato realizado nas instalações da Fábrica de Aeronaves Argentina com a presença do Ministro da Defesa Jorge Taiana, a FAdeA entregou uma nova aeronave Pampa III Bloco II à Força Aérea Argentina (FAA), também firmou contrato para o desenvolvimento de um sistema aéreo não tripulado para a Exército Argentino e fez a apresentação funcional da modernização do cockpit do IA-58 Pucará Fênix, assinando um ato com o Ministério da Defesa para a compra de conjuntos estruturais de 5 asas (shipset) para sua repotencialização seriada.
O Ministério da Defesa, a cargo de Jorge Taiana, informa que a Fábrica de Aeronaves Argentina “Brig. San Martín” SA (FAdeA) formalizou hoje a entrega de uma nova aeronave IA 63 Pampa III – Bloco II à Força Aérea Argentina, fabricada em suas instalações.
Esta aeronave, produzida no âmbito do contrato plurianual de fabricação e modernização do Sistema de Armas Pampa, será destinada à 6ª Brigada Aérea da FAA, na configuração Pampa III Bloco II, possui atualização tecnológica no estado da arte, que melhora significativamente as capacidades de análise de voo através da incorporação de um software de treinamento virtual e um sistema de comunicação entre aeronaves, favorecendo seu desempenho e o treinamento de pilotos da Força Aérea Argentina.
Foi também apresentada a modernização da cabine do avião IA58 Pucará Fênix, que no âmbito do projeto que contempla a manutenção do sistema de armas incluindo a sua repotencialização, modernização dos sistemas aviônicos de navegação e comunicação, inclusão de sistema de ar condicionado e remoção da obsolescência.
A Certificação da repotencialização da aeronave encontra-se em fase final, após ter concluído com sucesso a campanha de voo. Espera-se que nos próximos meses seja certificado pela autoridade aeronáutica DIGAMC.
O âmbito contratual entre a FAdeA e o Ministério da Defesa implicou a conclusão de um protótipo e três aeronaves de série IA58 Pucará, contrato que se estendeu à aquisição de componentes para cinco aeronaves de série, com a assinatura de termo de compromisso durante o ato.
Por sua vez, durante o ato foi finalizada a assinatura de um contrato entre o Ministério da Defesa e a FAdeA, cujo beneficiário é o Exército Argentino, com o objetivo de cumprir a primeira das três etapas de um projeto para o desenvolvimento de um sistema aéreo não tripulado de decolagem vertical.
Esta primeira etapa denominada “Desenvolvimento de um demonstrador de tecnologia para sistema aéreo não tripulado” tem como objetivo o desenvolvimento de 3 demonstradores de tecnologia com sua respectiva estação de controle terrestre, que poderão ser utilizados para vigilância e comunicação.
O atual presidente da FAdeA, Mirta Iriondo, comentou “tanto a entrega de uma nova aeronave Pampa, quanto a assinatura de um novo contrato vinculado ao desenvolvimento de aeronaves não tripuladas, juntamente com o andamento e ampliação do escopo do Programa Pucará Fênix, são a prova da importância do FONDEF de ter contratos plurianuais. Dois instrumentos fundamentais, para alcançar uma visão de médio e longo prazo, que nos permitiram dar continuidade à produção da aeronave Pampa e avançar no desenvolvimento de novas tecnologias, favorecendo o reequipamento de nossas Forças Armadas e promovendo o desenvolvimento tecnológico industrial de nosso país”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: FAdeA
Verificando a foto do painel do Pucara, observei a alça de ejeção do assento e aí vem a duvida:
Quem é o fabricante do sistema ejetor dos Pucara para terem a continuidade dos serviços?
Assim como o dos Pampas?
Deve ser o assento Zvezda K36 Russo
O Pampa utiliza o russo Zvezda K36-L ou o romeno AEROFINA Mk 10aR, derivado do Martin Baker Mk10.
O Pucará saiu d3 fábrica com assentos Martin Baker. Na modernização, li que seriam mantidos esses assentos. Como eles vão fazer, não sei. Mas, podem utilizar os mesmos assentos do Pampa.
Seria interessante saber quem é o fabricante dos assentos ejetáveis, já que estão sob embargo da Inglaterra e teoricamente não tem acesso à Martin-Baker.
Parabéns pela participação do correspondente no evento. DAN cada vez mais internacional.
Obrigado
Melhor q nada. Tomara que tenha boas encomendas.
Li que o lote adquirido pela FAA são de 06 unidades, o contrato com a FAdeA foi de U$ 103 milhões e envolvem a conversão de
03 Pampa II para o III block 2 e um simulador.
Só enxugando gelo
Esse Pampa III é feio com foooooorça viu !!!