A aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a primeira missão de apoio a população peruana, que tem enfrentado fortes chuvas provocadas pelo fenômeno “El Niño Costero”.
Nesta quarta-feira (22/3), 93 passageiros, sendo sete crianças de colo, que estavam ilhados na cidade Trujillo – há 550 km da capital – foram transportados até Lima. O avião da FAB chegou à capital peruana nesta terça-feira (21), e conta com uma tripulação formada por 14 militares do Esquadrão Gordo (1º/1º GT).
Segundo Fernando Vera, a ajuda da Força Aérea é de extrema importância nessa situação de emergência. “Graças à Força Aérea Brasileira fomos transladados da cidade de Trujillo à cidade de Lima de maneira segura e correta”, acrescenta.
Já para Liz Sales, o apoio deixa os peruanos mais seguros. “Um país como nosso, em situação de emergência, necessita de mãos solidárias para que, dessa maneira, a população peruana se encontre resguardada”, afirma.
Outras duas cidades também atingidas pelas fortes enchentes, Piura e Chiclayo, serão atendidas pela FAB. A previsão é de três saídas diárias, fazendo transporte de moradores e materiais. Também estava previsto para hoje o transporte de 12 toneladas de carga para Tumbes, noroeste do País.
Para Gladys Avanto, a FAB ajudou muitos peruanos ter acesso às suas famílias. “Agradeço que podemos ver agora a nossa família porque tudo está um caos aqui. O Peru agradece ao Brasil com muito carinho”, comenta.
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes
Tudo muito bonito.
Mas o Peru não tem aeronaves suficientes para isso?