Novos radar e sistema eletrônico ampliam capacidade da patrulha marítima do P-95 Bandeirulha, que é empregado no monitoramento e vigilância do mar territorial brasileiro.
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, na terça-feira (15/09), o primeiro P-95 Bandeirante Patrulha (Bandeirulha) modernizado. A aeronave, com matrícula FAB7103, será empregada pelo Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), localizado em Florianópolis (SC). No total, a FAB terá oito unidades modernizadas.
O processo de modernização, realizado no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), ampliou a capacidade operacional do avião empregado na patrulha marítima.
O P-95M, sua nova denominação, conta com o radar Seaspray 5000E e tem condições de detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância. Semelhante ao instalado na aeronave P-3 Orion, o novo radar também permite registrar imagens de alta resolução durante a varredura.
“Sobrevoando a Ilha de Florianópolis conseguimos visualizar pelo radar embarcações no porto de Paranaguá”, compara o Comandante do Esquadrão Phoenix, Tenente-Coronel Pierre Gonçalves Bastos, sobre uma das possibilidades de imageamento do novo equipamento.
Agora os aviões conseguem acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos e detectar aeronaves, entre outras funcionalidades. Os novos sistemas de navegação oferecem maior precisão, o que é fundamental para uma aeronave que voa sobre o mar, sem referências visuais. Os sistemas de comunicação também foram substituídos.
O painel da cabine materializa as novidades em relação aos sistemas eletrônicos. A suíte aviônica integrada facilita a ergonomia e a consciência situacional do piloto, reduzindo a fadiga durante do voo. A interface digital também permite a visualização das informações, provenientes de diversos sistemas embarcados, de maneira mais simples e amigável.
“O novo P-95 reafirma a projeção de ponta dessa aviação, que está na vanguarda da patrulha marítima na América do Sul”, avalia o comandante da Segunda Força Aérea (FAE II), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez.
As aeronaves devem ser operadas pelos esquadrões Phoenix (2º/7°GAV) e Netuno (3º/7°GAV), sediados em Florianópolis (SC) e Belém (PA), respectivamente. Ao lado dos P-3AM do Esquadrão Orungan, que opera a partir de Salvador (BA), os P-95 são responsáveis pelo monitoramento e vigilância da área econômica exclusiva e, por meio de tratados internacionais, também da área de plataforma continental brasileira. As informações coletadas ajudam no combate à pesca ilegal, pirataria e crimes ambientais, entre outros.
As aeronaves também são empregadas em missões de busca e salvamento no continente e no mar territorial e, também, em águas internacionais e profundas, onde o Brasil é responsável por uma área que corresponde a 10 milhões de km2.
Voos de ensaio – O primeiro P-95M voou no dia 18 de dezembro de 2013. Desde então, realizou voos de ensaio, com a participação de militares do Esquadrão Phoenix e do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). A campanha de testes teve como objetivo analisar o desempenho de todos os sistemas da aeronave. Outras aeronaves já estão no PAMA-AF para a implantação dos sistemas.
O projeto de modernização, que também inclui 42 aeronaves C-95 Bandeirante, envolve ainda a revitalização estrutural das aeronaves recebidas na década de 70.
Alguém daqueles 2 Bandeirulhas alugados a Argentina nas Malvinas? Esses agora ja tem ECM? Os Argies improvisaram um analisador de espectro para localizar os radares ingleses sem emitir. Os Bandeirulhas fizeram diversas missões de combate e nunca foram interceptados, eles tinham mais alcance que os Trackers faziam missões no aque foram chamadas de rotas Sul e Norte das Malvinas chegando perto da frota, atrativa era navegar colado ao mar e a cada 50 milhas fazer um Pop Up, duas ou três varreduras seguida de rápido mergulho para novo voo rasante com nova proa par outro Pop Up daqui a 50milhas, as manobras arrojadas impediam aos Ingleses plotar a posição do esclarecedor e preverem sua futura posição, contaram em uma matéria antiga que certa vez, em evasiva, que chegaran a estar dentro das nuvens com os Harries em seu encalço, a ARA não conta muito sobre o Badeirulha, o Tracker era melhor equipado e apesar de muito antigo muito popular entre suas tripulações, dizem os Bandeirulhas chegaram com fissuras nas asas pela severidade das manobras. Alguém teria o paradeiro destes guerreiros?
………….seria bom que modernizassem todos os Bandeirulhas e os A-4 que restam…..mas a pindaíba tornou-se crônica……deplorável……
Alguém daqueles 2 Bandeirulhas alugados a Argentina nas Malvinas? Esses agora ja tem ECM? Os Argies improvisaram um analisador de espectro para localizar os radares ingleses sem emitir. Os Bandeirulhas fizeram diversas missões de combate e nunca foram interceptados, eles tinham mais alcance que os Trackers faziam missões no aque foram chamadas de rotas Sul e Norte das Malvinas chegando perto da frota, atrativa era navegar colado ao mar e a cada 50 milhas fazer um Pop Up, duas ou três varreduras seguida de rápido mergulho para novo voo rasante com nova proa par outro Pop Up daqui a 50milhas, as manobras arrojadas impediam aos Ingleses plotar a posição do esclarecedor e preverem sua futura posição, contaram em uma matéria antiga que certa vez, em evasiva, que chegaran a estar dentro das nuvens com os Harries em seu encalço, a ARA não conta muito sobre o Badeirulha, o Tracker era melhor equipado e apesar de muito antigo muito popular entre suas tripulações, dizem os Bandeirulhas chegaram com fissuras nas asas pela severidade das manobras. Alguém teria o paradeiro destes guerreiros?
Espero que o P95M com seu radar AESA possa lançar algum armamento guiado!
Espero que o P95M com seu radar AESA possa lançar algum armamento guiado!
Esta anv lança sonoboias?
Esta anv lança sonoboias?
Alguém sabe por que não foi instalado FLIR? Existe ao menos previsão para isso?
Alguém sabe por que não foi instalado FLIR? Existe ao menos previsão para isso?
Tomara q esta modernizacao apresentada nesta foto seja realmente a deste aparelho…..as q vi ate agora nos bandera parecem verdadeiras ganbiarras na sua apresentacao….enfim…..ainda faltam mais de 45 apos mais de 6 anos q este processo se inicou…..vergonhosa esta situacao.
Perfeita a sua colocação Leopoldo! Eu também compartilho deste mesmo pensamento.
Abs
Seria ótimo um projeto para EMB-195 para patrulhamento oceânico igual o Poseidon da Marinha Americana e até mesmo para vigilância aérea.
Também compartilho desse pensamento Leopoldo, a Embraer poderia perfeitamente suprir a FAB com duas plataformas modernas no caso o binômio P-99/P-195 e certamente a Embraer teria sucesso de venda desses aviões no mercado internacional de avões de patrulha marítima.
Do ERJ 145 saiu o P99 usado pelo México
Um P-195 seria muito bem-vindo a FAB ou MB… E com a parceria entre Embraer e SAAB é só questão de gerar a demanda que ela provavelmente venha a ser atendida.
Agora o que eu penso é: Por que não um P-390? Já que querem rivalizar com o Hércules… vão ter que pensar em algo do tipo, haja visto que existe o projeto do Sea Hércules. Ou vão ficar só com a versão de carga?
Seria interessante se essa modernização desse mais garras aos P-95M, como por exemplo lançar mísseis anti-navios de curto alcance como por exemplo o kongsberg Penguin que serão usados pelos Seahawk da MB.
Tomara q esta modernizacao apresentada nesta foto seja realmente a deste aparelho…..as q vi ate agora nos bandera parecem verdadeiras ganbiarras na sua apresentacao….enfim…..ainda faltam mais de 45 apos mais de 6 anos q este processo se inicou…..vergonhosa esta situacao.
………….seria bom que modernizassem todos os Bandeirulhas e os A-4 que restam…..mas a pindaíba tornou-se crônica……deplorável……
Bons ventos força Brasil assim ta ate para acreditar no pais
Perfeita a sua colocação Leopoldo! Eu também compartilho deste mesmo pensamento.
Abs
Seria ótimo um projeto para EMB-195 para patrulhamento oceânico igual o Poseidon da Marinha Americana e até mesmo para vigilância aérea.
Também compartilho desse pensamento Leopoldo, a Embraer poderia perfeitamente suprir a FAB com duas plataformas modernas no caso o binômio P-99/P-195 e certamente a Embraer teria sucesso de venda desses aviões no mercado internacional de avões de patrulha marítima.
Do ERJ 145 saiu o P99 usado pelo México
Um P-195 seria muito bem-vindo a FAB ou MB… E com a parceria entre Embraer e SAAB é só questão de gerar a demanda que ela provavelmente venha a ser atendida.
Agora o que eu penso é: Por que não um P-390? Já que querem rivalizar com o Hércules… vão ter que pensar em algo do tipo, haja visto que existe o projeto do Sea Hércules. Ou vão ficar só com a versão de carga?
Seria interessante se essa modernização desse mais garras aos P-95M, como por exemplo lançar mísseis anti-navios de curto alcance como por exemplo o kongsberg Penguin que serão usados pelos Seahawk da MB.
Bons ventos força Brasil assim ta ate para acreditar no pais