A Força Aérea Brasileira realizou, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, os ensaios em voo para certificação da bomba BAFG-120 no caça A-29 Super Tucano. A operação, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), aconteceu no estande de tiro de Marambaia, no Rio de Janeiro, e envolveu sete voos e doze lançamentos com armamentos inertes. O objetivo dos ensaios foi verificar dois aspectos. Em primeiro lugar, a segurança no momento de separação da bomba, pois é preciso que ela se afaste rapidamente da aeronave. Em segundo, a precisão da pontaria, ou seja, a observação sobre se o cálculo de onde vai cair a bomba, fornecido pelo sistema aviônico, condiz com a prática do lançamento. Para as verificações, os procedimentos foram filmados a partir de uma aeronave paquera (aeronave que voa ao lado da outra); além disso, outras duas câmeras estavam instaladas nas laterais do alvo, de 50m de diâmetro.
Os resultados obtidos nos ensaios levaram à aprovação do emprego dessa bomba no Super Tucano.
Segundo um dos pilotos da operação, Major Cristiano de Oliveira Peres, essa certificação vai incrementar a capacidade operacional da aeronave. “Os resultados positivos desta campanha de ensaios possibilitarão aos esquadrões operadores do A-29 o emprego seguro e preciso de mais um tipo de armamento”, afirma.
A BAFG-120 – bomba de baixo arrasto para fins gerais – pesa 128kg, metade do peso do armamento original do Super Tucano. A depender do tipo de alvo a ser atingido, é melhor que seja empregado um armamento mais leve, pois dá mais agilidade e autonomia à aeronave. “É uma opção a mais no arsenal bélico da Força Aérea Brasileira”, explica o Major Leonardo Maurício de Faria Lopes, um dos engenheiros de ensaio envolvidos na operação. Essa bomba é similar à americana MK-81, só que de fabricação brasileira.
O processo de certificação para emprego da BAFG-120 no A-29 Super Tucano está sendo coordenado pelo Instituto de Coordenação e Fomento Industrial (IFI), com participação da fabricante da aeronave, Embraer, e outras organizações da Força Aérea Brasileira. O ensaio em voo foi uma das últimas etapas da certificação.
Sem essa meu caro Giba! Você se indignou com a sugestão mas certamente apoia toda eliminação de opositores políticos levada a cabo pela esquerda ao longo da história. Ou seja, sua “indignação” não convence pois soa exatamente como ela é ou seja, hipocrita….
Ademais não fui eu que insinuei o uso desse tipo de artefato, embora tenha lamentado o não uso. Contudo meu caro Giba, a realidade é exatamente como eu disse ou seja, a sociedade brasileira mostra cada vez menos tolerância com uma organização criminosa que apropriou-se de uma bandeira justa, a reforma agrária, para perpetrar atos criminosos como a invasão e o dano de propriedades alheias. E é exatamente por vivermos em um estado democrático de direito, apesar da choradeira de vocês de teria havido “gópi”, que a sociedade repudia tornar-se refém de uma milícia como é o caso do MST.
Essa bomba é do CTA em parceira com a Avibras correto? Não sabia que o desenvolvimento da mesma tinha andado para frente, mais uma opção no arsenal rs.
Incansável continuas o mesmo de sempre, só um descelebrado para sugerir se jogar bombas militares sobre outros BRASILEIROS que são do movimento dos sem terra só porque não gostas dele… Brincadeira ? Chiste? Cultura de ódio político…
Não aceitas que pessoas que consideras INFERIORES a ti afrontem teu senso deturpado de a quem PERTENCE este país…
GOD have mercy of your soul my boy…
HMS TIRELESS Em que momento eu falei em ParTido?? Nunca fui filiado ao ParTido, sou Nacionalista e muito menos American Boy, que aliás infelizmente muitos serão deportados. Eu disse e repito, que o cidadão em questão, usando os seus próprios termos, já foi defesnestrado da politica de Minas ou estou sonhando?? Isso é FATO!!! Querendo alguns ou não. Parabéns ao povo de Minas que elegeu como as 2 maiores autoridades legislativas, dois cidadãos que não possuem a menor ligação com o sr. em questão, por isso mesmo o “esculacho” continua.
Caro “menino do esculacho”, o MP trabalha com fatos e não com suposições, ilações, fofocas ou mesmo com intrigas. Uma vez que as “denúncias” eram em sua imensa maioria obra de pistoleiros travestidos de jornalistas (alguns inclusive foram presos) não restou ao MP outra alternativa que não arquivar as investigações.
Ainda em MG, cabe lembrar que o prefeito eleito de BH não é aliado do governador ( filiado ao ParTido), que por sinal foi denunciado duas vezes pelo MP junto ao STJ.
Por fim, o resultado das eleições municipais esse ano representou uma vitória maiúscula do povo, que provou não ser analfabeto político ao impor uma derrota acachapante ao ParTido. Até mesmo do ABC foram defenestrados. Segundo o seu conceito foi um gigantesco “esculacho”. Você não concorda?
HMS TIRELESS Caro American Boy, tudo relativo a este sr. foi arquivado em Minas, inclusive coisas do “arco da velha” ou o sr. Não acompanha?? Mas este mesmo sr. Ainda continua encabeçando a “lista de furnas” tanto continua, que o povo Mineiro está dando as respostas a você, a parte do MP de Minas e a alguns incautos que nele ainda acreditam. Este cidadão vem perdendo tudo a que tem direito, perdeu governo do Estado, Perdeu agora a prefeitura e perderá tudo o que vier a disputar, pois ao contrário de alguns o povo Mineiro está longe de ser algum analfabeto político. Os resultados destas eleições que citei contra este mesmo cidadão é o que chamo precisamente de “esculacho”(entendeu o significado?) pois é.
Caro “menino do esculacho”, ao contrário das pistas clandestinas de narcotraficantes esse aeroporto ao qual você se refere é certificado pela ANAC. E o MP de Minas, por não achar nenhuma irregularidade, arquivou a investigação.
Apenas para arrematar, o Super Tucano com essa nova bomba seria muito útil para aniquilar o sítio que não é dele mas que coincidentemente foi reformado na faixa pelas empreiteiras do cartel do Petrolão.
Romario NÃO, o Super Tucano e esta nova bomba são mais eficientes para explodirem pista de pouso pertencentes a narcotraficantes, tipo “aeroporto do Titio”.
Infelizmente não Romário! Mas penso que a própria sociedade brasileira cada vez menos irá tolerar uma organização criminosa na forma do MST.
Tiago Silva, SDB é algo com uma proposta diferente e para esta função a FAB já optou por SPICE 250.
.
O que poderia ser feito, na minha opinião é desenvolver um kit de guiagem comum para essa bomba e para as bombas de maior massa. Algo muito parecido com a família da Paveway II ou a francesa AASM (HAMMER) de 125kg, 250kg, 500kg.
O Tucano é uma aeronave contra insurgentes do tipo MST, MSM?
Existe um quite q o Brasil fábrica, q veste a bomba a transformando em uma bomba inteligente.
Galera, as bombas burras são baratas e tem uma grande importância numa guerra, se vcs quiserem ver um super tucano armado com bombas inteligentes é só ver matérias de 2011, quando testamos os kits acauan da britanite em super tucanos.
Interessante podemos estar caminhando ai para um conceito de bombas SDB, num primeiro momento um artefato sem guiagem mas nada impede que isso seja revertido e tenhamos autonomia nesta aérea.
A BAFG-120 entra perfeitamente nesta categoria de armamento e espero que já contemplem a possibilidade da mesma receber um kit de guiagem GPS/Laser.
O que vale é saber que temos meios operacionais para estes tipos de bombas , gostando ou ñ o efeito psicológico e os danos em uma pista de uma base deixaria o inimigo á mercê, se por ventura passar pelo seus meio de defesas antiaéreas atuais , sem conta que estes tipos de bombas só são usadas atualmente para conter um possível avanços de acampamentos terroristas e destruição de pista clandestinas e conter avanços terrestres de terroristas , ou alvos de grandes importâncias comerciais.
Esta é uma aeronave contra insurgentes, não contra um destróier… esta “bomba burra” está perfeitamente condizente com os cenários previstos para emprego do Super Tucano.
Bombas baratas usando o.maximo do sistema de mira da aeronave com menor probabilidade de efeitos colarlterais sob medida contra Farcs, EI e outros facinoras pelo mundo. Otimo!
Mais uma bomba burra, ao meu ver mais agilidade a aeronaves seria se a bomba além de leve fosse guiada para que o A-29 a lança se fora do raio de alcance das defesas inimigas