Entre os dias 18 de setembro e 06 de outubro de 2023, a Base Aérea do Galeão (BAGL) sediou a Operação Tererê, prevista no Plano de Operações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e coordenada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). O objetivo desta operação foi conduzir ensaios críticos no sistema de reabastecimento em voo (REVO) da aeronave SC-105, operada pelo 2°/10°GAv -Esquadrão Pelicano, com a meta de certificar e qualificar o par de REVO KC-390 x SC-105, atividade que visa ampliar consideravelmente as capacidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).
Nesta fase, o SC-105 voou fazendo par com a aeronave KC-130H, do Esquadrão Gordo (1°/1° GT), como continuação dos ensaios realizados em 2022, voltados ao estudo aprofundado do comportamento da aeronave SC-105 quando exposta à esteira de turbulência dessa aeronave.
Esta fase crucial, recém-concluída, servirá como uma aproximação gradual visando à certificação e qualificação do par REVO com o KC-390. Sendo assim, foram realizados ensaios em diversas altitudes, velocidades e pesos das aeronaves para verificar o desempenho e as qualidades de pilotagem, tendo as tripulações do IPEV realizado vários reabastecimentos com total sucesso e segurança, dando mais um passo para a qualificação.
Para o responsável técnico da Operação de Ensaios, Tenente Engenheiro João Gabriel Henriques Leite, a Operação Tererê 2023 é um marco que enfatiza a missão do IPEV de executar ensaios em voo com rigor científico, fortalecendo o conhecimento estratégico e aprimorando a operacionalidade da FAB. Ao assimilar esta capacidade, o Esquadrão Pelicano ampliará seu alcance e autonomia em missões críticas, sobretudo nas humanitárias e de busca e resgate (Search and Rescue – SAR), situações nas quais cada segundo é crucial e a possibilidade de realizar o reabastecimento em pleno voo pode fazer grande diferença e salvar vidas.
As indicações estruturais providas pela instrumentação em condições distintas de aproximação, pré-contato com a cesta de reabastecimento, contato com o cesto e o reabastecimento propriamente dito foram analisadas e serão levadas em consideração para a operação com o KC-390.
“A instrumentação embarcada, projetada e instalada por meio de uma eficiente cooperação entre os engenheiros e técnicos do IPEV e do IAE, permitiu a coleta e análise minuciosa do conjunto dos dados dos voos. A aderência rigorosa às especificações do projeto e regulamentações aeronáuticas reforça o compromisso com a segurança de voo e eficiência, destacando a importância fundamental da Ciência e Tecnologia da Força Aérea, representada pelo DCTA, para o incremento do Poder Aeroespacial Brasileiro”, comentou o Engenheiro de Ensaios em Voo participante da missão, Tenente Engenheiro Edson Hítalo Almeida Sales.
Com os conhecimentos adquiridos, a FAB dá mais um passo importante na atividade de ensaios em voo à medida que se aproxima da capacidade de REVO com o KC-390 Millenium, o grande objetivo da Operação.
“Sentimos a responsabilidade da missão do IPEV durante cada ensaio, explorando as técnicas de REVO previstas com aproximação gradual e em total segurança, o que nos desafiou e abriu novos caminhos para melhorias técnicas e operacionais”, concluiu o Coordenador Operacional da atividade de Ensaios, Major Aviador Túlio Leonardo Bordignon.
FONTE: IPEV/DCTA/FAB
Quem talvez estaria interessado em observar essa operação é o adido militar da Força Aérea da República Tcheca pois eles já operam o CASA-295 (o nosso SC-105 Amazonas) e seu país deverá ser o mais novo operador do KC-390…
KKK!!!
MUITO BOM MESMO.
Mas fico preocupado com a FALTA de CAPACIDADE do nosso País se Proteger, num eventual conflito.
Tem tantos irresponsáveis por essa negligência que é impossível dar nome aos BOIS
De Militares a Políticos