Pela primeira vez, a Força Aérea Brasileira realizou um exercício de Busca e Salvamento em Combate (C-SAR) com o uso de óculos de visão noturna (OVN). O treinamento aconteceu na noite desta segunda-feira (8/9) no interior do Mato Grosso do Sul e envolveu dois aviões A-29 Super Tucano, um helicóptero H-36 Caracal e uma Aeronave Remotamente Pilotada RQ-900 Hermes.
“É um longo caminho. As aeronaves precisam estar preparadas e os tripulantes precisam estar treinados”, explica o Coronel Mauro Pires Cabral da Silveira, Chefe do Estado-Maior da Segunda Força Aérea (II FAE). A missão noturna fez parte do Exercício Operacional CSAR 2014, que simula o resgate de militares em território hostil.
Durante o treinamento, o H-36 pousou e resgatou um militar que simulava estar fugindo de um inimigo. Enquanto isso, os caças A-29 Super Tucano atacavam alvos simulados. As aeronaves voaram com todas as luzes apagadas. O papel do Hermes 900 é, do alto, monitorar toda as ações com o uso da sua câmera termal.
Todos os participantes da missão, entre tripulantes das aeronaves e tropas de solo, utilizaram OVN durante a missão. “Exige mais treinamento, mas realizar essa missão à noite é muito mais difícil para o inimigo”, conta o Coronel Silveira. Nos dias anteriores, as mesmas tripulações realizaram missões semelhantes no período diurno.
O Exercício Operacional CSAR 2014 se encerrou em 10/9. Mais de 200 militares estão diretamente envolvidos e também participam os helicópteros AH-2 Sabre, H-34 Super Puma, H-60 Black Hawk e H-1H.
Os OVNs amplificam a luz ambiente. O mais provável é que a “assinatura térmica” no tubo exaustor do motor seja uma amplificação da luminosidade que a mesma emite e não a captação de alguma irradiação no espectro IR.
Se bem que o sistema pode ser sensível a essa faixa específica do espectro IR (????).
A fonte de calor abaixo é maior que a assinatura do motor do H-36. Deve ser o farol que foi ligado já em solo no ultimo instante para a chegada do resgatado.
Olha só que FANTÁSTICO ! Vejam a assinatura de calor pequenina da exaustão do H-36. Bela máquina não é mesmo!? Agora aquela maior fonte e de calor abaixo seria oquê?
Muito bom ver a Força aérea se preparando , só pediria para os políticos que todos os gastos das forças armadas com relação ao combustível , não tivessem incidência de impostos , para que eles possam treinar mais , mais e mais .Uma nação preparada , intimida qualquer adversário .