Novo avião deve chegar ao Brasil em 2017 e vai ampliar capacidade operacional de busca e salvamento
A Força Aérea Brasileira (FAB) participou de uma nova fase do processo de Aceitação do Projeto CL-X2, que prevê a aquisição de aeronaves Casa C-295 dedicadas à missão de busca e salvamento. Na FAB, as aeronaves são chamadas de C-105 Amazonas. O Major Alisson Henrique Vieira, do Insitituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), esteve, de 05 a 09 de dezembro, nas instalações da Airbus Defense & Space, na cidade de Sevilha, na Espanha, para realizar ensaios no solo e em voo.
“Como os ensaios previam a avaliação do sistema de navegação da aeronave, foram realizados deslocamentos para a realização de aproximações IFR [regras de voo por instrumento] em aeródromos onde pudesse ser comprovado o cumprimento dos requisitos contratados”, explicou o Major Alisson.
Todos os voos de certificação foram realizados com tripulação mista, sendo um piloto do IPEV e um piloto da Airbus, além do gerente técnico do projeto na FAB e de representantes técnicos das diversas áreas de engenharia da empresa.
“Voltamos para casa com a sensação de missão cumprida, tendo a certeza de que a FAB irá receber o produto conforme os requisitos contratados. O CL-X2 multiplicará a capacidade operacional da FAB, contribuindo sobremaneira para a missão de Busca e Resgate”, ressaltou o major.
Sob gerência da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o Programa CL-X2 prevê a aquisição de duas aeronaves Casa C-295 que vão equipar o Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), única unidade da FAB especializada em Busca e Salvamento. A previsão é que a primeira aeronave seja entregue em meados de 2017.
FONTE e FOTO: FAB
Uma coisa que já li em outras matérias, era que os novos Amazonas seriam do modelo C-295W (com Winglets), entretanto as imagens que vi até aqui (e na matéria não mostra), é que estas novas aeronaves não vêm com Winglets, ou estou enganado?!
Realmente li que eram três. em outros artigos.
Creio que muitos comentários deveriam ser encaminhados as autoridades econômicas que sistematicamente boicotam os planos de nossas FFAA’s. Que estes poucos recursos sejam bem distribuidos e operacionalizados por estes profissionais.
Nao eram o3?
Afinal de contas, disseram e ou confirmaram q eram 3 aeronaves e agora o texto so faz mencao a 2…….3 ja seria no talo, considerando q 3 nunca estarao 100 % disponiveis na linha de voo. Entao ter 2 ou quase nada eh ridiculo.
Porque a FAB não aproveita o projeto do KC-390 e desenvolve uma variação do mesmo para busca e salvamento e reconhecimento marítimo avançado no mesmo padrão do P-8 Poseidon?! Aliás, creio que essa tarefa deveria ser destinada a Marinha…