Nesta quinta-feira (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de vacinas e suprimentos na Antártica. A aeronave C-130 Hércules operada pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou o lançamento de 30 doses da vacina contra a COVID-19, além de 1.500 quilos de gêneros alimentícios e materiais de apoio à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Localizada na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, a Estação brasileira permanece guarnecida o ano inteiro com o apoio logístico prestado pela FAB. São realizados cerca de dez voos anuais.
Na EACF são conduzidas diversas pesquisas de interesse para o País, como, por exemplo, a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer, além de outras demandas de pesquisas nacionais e de cooperação internacional, fundamentais para a produção científica no Brasil.
Durante o inverno, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamento aéreo, com apoio das aeronaves C-130M operadas pelo 1º/1º GT. Nesta operação, o Esquadrão Gordo transporta alimentos e materiais diversos, necessários ao bom funcionamento da EACF, ao chamado “Grupo Base”, composto por militares da Marinha do Brasil. Neste contexto, a entrega da carga de vacinas representa mais um marco alcançado pela FAB no apoio ao Programa Antártico Brasileiro.
“Apesar das dificuldades encontradas durante toda a missão, dentre elas as condições climáticas extremas e adversas, a tripulação alcançou o êxito no lançamento aéreo, demonstrando mais uma vez nossa capacidade de atender às demandas de interesse do País”, destacou a Comandante da aeronave, Major Aviadora Joyce de Souza Conceição.
O Esquadrão Gordo foi engajado na Ação de Força Aérea de Ressuprimento Aéreo, modo de apoio prestado em épocas de inverno, quando a única forma de envio de suprimentos da Estação Brasileira é via lançamento de carga, devido ao congelamento da Baía do Almirantado.
Me parece que como a carga é relativamente pequena POR ENQUANTO faz muito mais sentido ainda se usar o C-130M nesta missão específica…
Mas o K-390 tem tecnologia de lançamento de cargas muito mais avançada, a aeronave é mais rápida e totalmente projetada para operar com mais segurança no ambiente antártico que o Hércules C-130M…
Mas o Millenium um dia assume também esta missão…
A questão meu caro Giba não é a carga em si mas o vetor! O KC-390 acaba de entrar em serviço e interessa à FAB não apenas refinar a doutrina de emprego do avião como também de aumentar seu envelope de operações
O KC-390 também realizou uma operação de auxílio a um Hercules estacionado em Ushuaia, Terra do Fogo, sul da Argentina, que apresentou pane. Belíssimas imagens disponíveis na Internet.
O C-130M que sofreu pane foi exatamente esse da foto, o 2471. Teve pane de motor. O KC-390 2855 foi acionado É levou 2 motores, além de outros suprimentos, para Ushuaia, onde o pessoal do Gordo realizou a manutenção e o C-130M voltou a operar. Inclusive, esse voo descrito na matéria, foi realizado após a manutenção e a pane sanada. O KC-390 2855 voltou de Ushuaia no mesmo dia em que foi. Chegou lá, descarregou, reabasteceu e voltou ao Brasil.