Por Eduardo Schiavoni
Um A-29 Super Tucano da FAB – Força Aérea Brasileira, interceptou no final da tarde desta quarta-feira (17), uma aeronave que sobrevoava Jundiaí, no interior de SP. O piloto da aeronave, um jato comercial, foi escoltado e acabou pousando.
A FAB não informou o motivo da interceptação, mas segundo o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) de Curitiba, a aeronave teria decolado do sul do país sem plano de voo.
Após o pedido do Cindacta, um Super Tucano da FAB foi destacado para fazer a escolta. Após o aviso para pousar, o avião acabou apreendido para investigação e, por cerca de uma hora, outras aeronaves foram proibidas de cruzarem a espaço aéreo da cidade.
O UOL conversou com um homem que mora nas proximidades do aeroporto e viu o caça escoltando o jato comercial. “Ouvi um barulho muito grande e saí para ver. O caça estava acompanhando o avião, voando lado a lado”, conta o homem, que pediu para não ser identificado.
Ainda segundo ele, logo depois de ver a cena, ele procurou a frequência de comunicação dos aviões em seu rádio comunicador e conseguiu ouvir a conversa. “Eu ouvi claramente os militares mandando a aeronave pousar e disseram que, se não o fizesse, ela seria abatida”, disse.
Procurado, o Ministério da Defesa informou que a FAB realizou atividade de defesa do espaço aéreo em Jundiaí. Já a FAB confirmou o acompanhamento da aeronave, mas negou qualquer ordem para fazer o jato comercial pousar. A FAB informou ainda que tem tomado conta do espaço aéreo de várias cidades por conta dos Jogos Olímpicos e que, nesta quarta-feira, realizou “a defesa do espaço aéreo da cidade de São Paulo”, vizinha a Jundiaí.
A instituição foi questionada sobre os motivos para a interceptação, mas não deu nenhum detalhe adicional sobre o caso.
FONTE: UOL
Alguns comentários… não sei se choro pela pobreza ou se rio, puro scarnio de tanta besteira escrita em uma frase. Por isto digo que um bom livro de história é tudo.
Eu vi a cena no flightradar ontem…O St estava fazendo sobrevoo por causa do jogo na arena corinthians ,quando em dado momento ,ele diminuiu a altitude e seguiu de atibaia ate jundiaia escoltando a aeronave.
Pelo que parece ele interceptou um cessna grand caravan.
tenho o link do playback do flightradar ,mais a pagina nao deixa eu colar.
Bom trabalho da FAB, Parabens pela protecao do espaco Aerio
Bom Trabalho da FAB, nao importa quem estava dentro do aviao ou quem e o dono, com tanta ameaca de terroristas e dos paises comunistas como a Venezuela, a Forca Aeria Brasileira nao pode permitir quem entra no espaco aerio sem permisao. Parabens para FAB, com a FAB ESTAMOS SEGUROS E PROTEGIDOS DE INVASAO.
O individuo da reportagem pediu para não ser identificado por sabe que mentiu e falou um monte de baboseira. Primeiro que a aeronave interceptada não era um jato, e segundo que duvido que o Tucano ameaçou abater a aeronave, quem é piloto sabe que primeiro que o caçador, identifica a aeronave, entra em contato, dá as diretrizes e não obedecendo nenhuma delas, aí ele informa que se a aeronave não obedecer será abatida.
Isso ai é passageiro querendo voar de última hora e não deixa o piloto fazer um plano de voo, não esperam nem meia hora… Certamente o dono ou passageiro da aeronave, aprendeu a lição e o piloto também.
Era um Baron se nao me engano. E ao que parece ate agora foi erro da FAB!
O fato de um A-29 interceptar um jato causa espanto e desperta ainda mais a imaginação.
A aeronave interceptada já havia iniciado procedimento de pouso e o A-29 aproveitou (que já estava na área) pra checar sua matrícula?