Foi realizada nesta terça-feira (25), no Gama (DF), a inauguração da sede do quartel-general da Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE). O evento contou com a presença do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de oficiais-generais e representantes de unidades de Defesa Antiaérea da Força.
O Comandante da 1ª BDAAE, Brigadeiro de Infantaria Luiz Marcelo Sivero Mayworm, falou da importância do primeiro aquartelamento da FAB sob responsabilidade do quadro de Infantaria. “O presente ato reflete a confiança depositada pelo Comando da Aeronáutica em nosso quadro e descortina inéditas responsabilidades administrativas e gerenciais. Nos últimos dez anos, a Brigada emergiu de uma concepção operacional, tornando-se realidade e, hoje, mais uma etapa daquela jornada se completa”, destacou.
O oficial-general falou, ainda, das perspectivas para a organização militar. “Uma vez que a defesa antiaérea constitui um dos pilares inalienáveis para o domínio do ambiente aéreo e espacial, entendo ser imprescindível materializar nossas capacidades, especialmente com vistas ao engajamento de longo alcance”, disse o Brigadeiro Mayworm.
O Comandante da FAB ressaltou o aspecto da formação de pessoal na última década. “A gente melhorou a formação e a capacitação de todo o pessoal de Infantaria e também em uma atividade importantíssima como a antiaérea, que é essencialmente técnica. Qualquer força aérea no mundo precisa ter uma antiaérea bem estruturada e com capacidade adequada”, explicou o Tenente-Brigadeiro Rossato.
Além disso, o Comandante acredita no incentivo dos militares de Infantaria diante das mudanças. “Eles sempre estiveram motivados, mas isso aqui vai aumentar o grau de motivação deles porque oferece novas possibilidades. Eles têm todo um horizonte relacionado a mísseis de curto, médio e longo alcance, além da integração com aeronaves, radares e todo o sistema de defesa antiaérea”, finalizou.
Após a cerimônia, os convidados conheceram as instalações e visitaram uma exposição montada na área externa da Brigada.
Primeira Brigada de Defesa Antiaérea – Ativada em abril de 2016, a 1ª BDAAE tem como missão proteger pontos e áreas sensíveis de interesse do Comando da Aeronáutica indispensáveis ao funcionamento do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).
A Brigada possui três Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE) ligados ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA): o 1º GDAAE, localizado em Canoas (RS); o 2º GDAAE, localizado em Manaus (AM); e o 3º GDAAE, localizado em Anápolis (GO). Os grupos já atuaram em eventos importantes de nível nacional, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
FONTE e FOTO: FAB
Tanto a FAB como responsável pela Defesa Aérea em grande altitude, como o novo governo devem pensar e logo em adquirir SAM’s de média e grande altitude e longa distância como o Patriot PAC-3 ou S-400 por exemplo. É de extrema necessidade.
Aqui um esboço que fiz representando a cobertura que 3 Batalhões de S-400 forneceriam ao país, em Anápolis, Santa Cruz e São Paulo.
– br.pinterest.com/pin/849913760904883370/
Concordo Tiago,
Penso que a saída para isto é associação estreita com a SAAB.
Gente muito legal agora só falta um equipamento mais robusto ou mais contundente. Na esperança de um CAAM misturado com uma viatura próxima ao astros e produção local eu sei que é pedir muito mas pedir menos tbm nao da porque esse menos nós já temos