Um helicóptero H-36 Caracal (H225M) da Força Aérea Brasileira (FAB), do esquadrão Falcão (1º/8º Grupo de Aviação), resgatou, na quarta-feira (12/10), o comandante do navio A RACER, de origem liberiana, que estava com suspeita de infarto do miocárdio.
A vítima foi içada por um militar da FAB especializado em Busca e Salvamento (SAR) do esquadrão Falcão.
“A principal peculiaridade dessa missão foi a precisão, pois existia apenas um ponto específico para descer no navio. Na operação utilizou-se um equipamento chamado triângulo de resgate e o comandante do navio foi içado sentado”, explica o Sargento Marcos Aurélio Gonçalves Ferreira, responsável pelo resgate.
O acionamento ocorreu ainda na terça-feira (11/10) por parte da Marinha do Brasil, que tinha um médico em contato com o navio e fez um pré-diagnóstico por telefone. O H-36 Caracal decolou de Belém (PA) ao nascer do sol e foi ao encontro do navio, que estava a cerca de 230 km (125 NM) do litoral do Pará.
O atendimento a bordo do Caracal foi realizado pelos Tenentes médicos André Luiz do Couto e Igor Correa.
“Quando o paciente foi içado ele estava estável. A bordo foi feito tanto o monitoramento quanto o primeiro atendimento e constatado que realmente ele estava infartando. Se não fosse feita a parte terapêutica o mais rápido possível, as condições dele poderiam ter se deteriorado. Essa rapidez foi fundamental”, explica o Tenente Médico André Luiz do Couto.
O paciente foi transportado para Belém e encaminhado ao Hospital Beneficência Portuguesa. Foi submetido a cateterismo e não deve ficar com nenhuma sequela. A alta está prevista para esta quinta-feira à noite ou na sexta-feira (14/10).
Também participaram da missão de Evacuação Aeromédica (EVAM), médicos do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) e militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE).
FONTE: FAB
Entendido, Guilherme. De minha parte, peço desculpas pelo inconveniente e afirmo que não irá se repetir.
Caros Flanker e WG,
Peço a gentileza aos dois para deixarem as discussões em seus respectivos lugares (sites/Fóruns) e não as importarem para o DAN.
Grato pela compreensão.
Abs
Wellington, se tu tem desavenças com o Juarez, o problema é teu!!! Te entende com ele, ou não, pra mim tanto faz…..
Eu não santifico o H-60, apenas digo que: opera diuturnamente sem restrição alguma, em qualquer TO, não precisa inspecionar isso, aquilo ou aquele outro a cada 10 horas, etc….foi comprado pra cumprir a missão e seus tripulantes e mecânicos não terem que se preocupar com a aeronave em si…..e cumpre isso.
O H-60 é tão defasado tecnologicamente quanto o H-36 é isento de problemas……
Eu invento o que, cara pálida??? Por falar em cara pálida, lembra de um post meu no FBM em que eu falei sobre a operação dos H-60 da BASM durante o socorro das vítimas da boate KIss aqui de SM? A discussão havia começado sobre um post seu noticiando um resgate de um indígena por um H-36. Lembra da tua resposta? Você chamou as vítimas do incêndio de um bando de playboys bébados….isso na tua argumentação sobre o serviço realizado pelos helis no apoio às vítimas ……e isso está lá naquele Forum, para quem quiser ler. Quer dizer, se você não apagou……e sou eu que invento? Usei de leviandade como você?
Outra coisa: Tem algum problema de eu ser amigo do Juarez? Ele é bem grandinho e sabe se defender bem…..não preciso fazer isso por ele……
Ele falou em extinguir o esq. Falcão? Sinceramente, não lembro……mas isso, discutam entre vocês……quando o Juarez, e outros, falam que vai precisar acontecer um acidente com vítimas para que se tome uma atitude contra essa excrescência do H-225M, entendo que ele, ou eles, não estão toecendo, de dorma alguma, para que aconteça um acidente, e sim, para que se tome uma atitude antes que algo grave aconteça……se alguém, como você, entende que é torcida por uma desgraça, bem, isso é falta de interpretação de texto…….uma das maiores deficiências dos brasileiros……ler e não entender o que estão lendo……
PS1: o S-92 tem/teve problemas? Sim, mas não operamos esse heli…..a Airbus faz/fez helis bons? Sim, como Esquilo/Ecureuil, Super Puma (AS332)…… mas esse H-225M não está entre essas boas aeronaves…..e operamos elas…..
PS2: por mais que você não goste, vou continuar criticando esse heli, enquanto ele for esse somatório de problemas e gambiarras
PS3: aqui tu não pode excluir comentários nem comentaristas, portanto, use de argumentos…….volto a repetir: se tem problemas com o Juarez, te entende com ele….
Ah tá, eu prefiro torcer para que em cada operação nossas tripulações voltem em segurança e não que algo dê errado (fatalidade), só para querer bancar o sabichão.
Glorificar?! Kkkkkkk
Desculpe, tu querer falar disto é de uma hipocrisia só. Putz, quando o Esquadrão Pantera, com os seus Black Hawks estão em ação, tu és um dos que só faltam santificar os UH-60, putz!!! Detalhe, também só está cumprindo a missão. Mas eu sei o que tu está fazendo aqui, veio proteger o coleguinha, já que ele não tem coragem de escrever em outros espaços.
Ah tá, existe uma coisa de diferente, eu não glorifico nada, apenas pontuo aquilo que deve ser pontuado, não invento para querer justificar preferências pessoais. No mais, pagar mais de 25 milhões de dólares, por aeronaves militares peladas, tecnologicamente defasadas, sem qualquer outro retorno tecno-industrial ao país, só porque é um helicóptero Sikorsky, é muita forçacão de barra. E ainda citam a Polônia como exemplo, sem detalhar nada do que está por trás.
Ah, mas a MGB é bichada, não nego isto, mas assim como aconteceu em 2009 com a própria Sikorsky, com o seu S-92, cabe à Airbus corrigir este erro. O resto é desinformação de gente mal intencionadas, ou ingênuas, em qual destas opções tu te encontras?
Até mais!!!
Obs: E sim, o teu amiguinho propôs justamente isto, extinguir o 1°/8° Esquadrão Falcão e não explicou porque e quem o substituiria nesta função na costa norte brasileira. Mas é claro, já se sabia o porquê, ainda mais demais depois das tripulações falarenlm bem da máquina que operam. Lembra, não lembra?!
Wellington, tu não perde uma oprtunidade de querer glorificar essa aeronave……..ela foi lá, cumpriu a missão? Nada além daquilo para a qual foi comprada (por uma grana preta, por sinal)…….isso é o mínimo que essa aeronave tem que fazer, ou seja, operar!!!
Parabéns aos homens do SAR. Admiração e respeito. Sempre.
E tem iluminado que propõe a extinção do 1°/8° Esquadrão Falcão, mais por causa da aeronave que opera (e ela está aí, cumprindo a missão a 250km da costa), do que pela necessidade de termos um esquadrão guarnecendo a costa norte brasileira. E ainda tem um bando de puxa sacos que dão corda para este tipo de gente sem noção.
Égua do Esquadrão Pai D’égua!!!