A Base Aérea de Natal (BANT) realizou na quinta-feira (12/12) a cerimônia de conclusão do Estágio de Especialização Operacional 2013. O curso, coordenado pela Primeira Força Aére (I FAE), formou 124 pilotos operacionais para as aviações de Caça, Asas Rotativas, Patrulha e Transporte. A solenidade, realizada no pátio do comando da BANT, foi presidida pelo Chefe do Estrado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro Ailton dos Santos Pohlman. A cerimônia contou ainda com a presença de Oficiais do Alto Comando, além de autoridades civis e militares.
O objetivo do Estágio de Especialização Operacional é capacitar o piloto para a qualificação operacional e exercício das funções administrativas dos primeiros postos da carreira. O estágio compreende ainda o Curso de Tática Aérea, ministrado pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada – GITE, o Curso de Especialização Operacional e o Estágio Funcional.
A qualificação obtida com a conclusão do Estágio de Especialização Operacional é o passo inicial na carreira do Oficial Aviador. Após finalizado, os pilotos de helicóptero, de caça, de patrulha e de transporte seguem para as Unidades Aéreas Operacionais do Comando Geral de Operações Aéreas, momento em que terão oportunidade de fixar e aprimorar conhecimentos, desenvolver aptidões e elevar suas qualificações operacionais.
Na cerimônia, os Comandantes da Terceira Força Aérea, Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar; da Quinta Força Aérea, Brigadeiro Antonio Ricardo Pinheiro Vieira; e da Segunda Força Aérea, Brigadeiro Carlos José Rodrigues de Alencastro; acompanhados pelos Comandantes das três Unidades aéreas, entregaram prêmios aos primeiros colocados nas respectivas aviações. O Chefe do EMAER, junto com o Comandante da I FAE, Brigadeiro Paulo Borba, realizou as entregas de prêmios aos Instrutores e estagiários Padrão de cada Unidade Aérea. Os formandos receberam o distintivo operacional das madrinhas e padrinhos e, em seguida, prestaram o solene juramento do Piloto de Combate.
Especialização operacional
O Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), sediado em Fortaleza, executa a especialização de pilotos nas Aviações de Patrulha e Transporte. Já o Esquadrão Joker (2º/5º GAV), sediado em Natal (RN), especializa pilotos na Aviação de Caça, e o Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), também localizado em Natal, especializa pilotos na Aviação de Asas Rotativas.
FONTE : Agência Força Aérea
São 124 pilotos para os vários ramos da FAB.
Alguns mais felizes pilotarão P-3AM e KC-390 no futuro.
Interessante é a menção aos pilotos das asas rotativas, no meu tempo os de asas rotativas eram formados em Santos e só após e com os reprovados indicados do curso da caça. Saí para MB justamente porque queria pilotar helicópteros e os instrutores não indicavam para o curso os que dispensavam a caça pelos helis.
Pilotos de COMBATE são os da CAÇA .
Pilotos de combate que vão pilotar F-5. O problema é que não estamos em 1980 e sim em 2013.
Com todo respeito,mas, os “pilotos” de caça foram treinados e formados usando qual “caça”?
Pelo amor de DEUS,tudo tem limite.Não sou expert no assunto,mas também não sou “burro”.
Não sei se é uma situação cômica ou desgraçadamente trágica….Lamentável.
Vou ter de repetir a pergunta do HAF … “E irão pilotar o que?”
E irão pilotar o que?