Por enquanto, a transferência do grupamento e todas as estruturas da unidade catarinense está em fase de estudos, de acordo com o 5º Comar
O espaço aéreo de Canoas poderá ficar mais movimentado com a chegada do Esquadrão Phoenix, da Base Aérea de Florianópolis, ao Município.
Por enquanto, a transferência do grupamento e todas as estruturas da unidade catarinense está em fase de estudos, de acordo com a assessoria de comunicação do 5º Comando Aéreo Regional (Comar). “O Comando da Aeronáutica passa por um processo de reestruturação e de modernização, com o objetivo de otimizar o uso de recursos materiais e humanos”, justifica, em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) e acrescenta: “Assim, como os estudos estão em andamento, não há definição o sobre mudanças que envolvam as organizações sediadas em Florianópolis, incluindo a Base Aérea (BAFL) e o Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV)”.
Os estudos são realizados pelo Ministério da Defesa, mas autoridades catarinenses tentam impedir a transferência para a cidade. A base abriga o Esquadrão Phoenix e setor administrativo da unidade. Mil militares atuam na unidade de Florianópolis, que completou 75 anos em maio. O Esquadrão Phoenix opera aeronaves P-95BM Bandeirulha em missões de esclarecimento e acompanhamento do tráfego marítimo no litoral brasileiro. Modernizados em 2013, os aviões do Phoenix são equipados com radares Selex Seaspray 5000E.
FONTE: Jornal Diário de Canoas
Otimizar é a saída. Numa FAB moderna não há espaço para a FAB em Florianópolis e Fortaleza.
Podíamos ter a história de nossos Bandeirulhas nas Malvinas arredamos 2 deles para os Hermanos da ARA, eles se expuseram muito em suas missões e tinham mais alcance que o Tracker. Há poça coisa do Bandeirulha mas a ARA relata Trackers dividindo nuvens com os Harriers, enquanto o socorro na forma de Daggers armados com Shafirs tentavam chegar a tempo para cobertura. Deu certo! Os Harriers informados da proximidade de Caças rápidos a grande altitude deixaram a caçada entre nuvens e trataram de permanecer em sua altitude média de vantagem e voltaram ao Porta Avioes.