Por Guilherme Wiltgen
A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou pela primeira vez o seu cargueiro multimissão KC-390 Millennium em uma missão do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Entre os dias 13 e 15/12, o KC-390 Millennium FAB2854 realizou o transporte de pessoal e carga de Punta Arenas, no Chile, para o Brasil.
Nessa ocasião, o KC-390 transportou os 16 militares da Marinha do Brasil que compuseram o Grupo-Base “Polaris”, que permaneceu 13 meses na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Excelente, pouco a pouco o KC vai substituindo todas as tarefas do Hércules. Quando será que teremos um pouso do KC no continente gelado?
Boa pergunta: quando será a primeira aterrizagem na Antartica?
esse fantástico avião precisa conquistar o mercado internacional de forma mais contundente.
Muito bom , PENA que ao que parece na FABolsonara com apenas 15 aeronaves o KC-390 SÓ VAI MESMO ser capaz de substituir as missões que eram feitas pelos Hércules.
Todas as capacidades ADICIONAIS agregadas ao projeto o KC-390 (como o REVO, combate a incêndio e outras) e que justificavam o lote inicial de 28 aeronaves, não poderão ser atendidos de forma PERMANENTE com uma frota menor de KC-390 quase um por um com a frota de Hércules C-130…
A frota nominal da FAB é de 22 aeronaves, mas menos de 10 estão operacionais…
Só se esta INSANIDADE da redução da encomenda do KC-390 puder ser mudada em 2023 com outro representante político na Presidência da República Brasileira…
Gilberto, não serão apenas 15 como vc mencionou. Serão mais.
Legal 👍🏻
A pretensão do atual comando da FAB é da redução do pedido do KC-390 para 15 aeronaves…Nunca foi!
Mas como já disse existe a mediação judicial que a EMBRAER buscará e é possível que esta mediação jurídica impeça que a presente pretensão da FAB seja exercida plenamente.
Por outro lado, mesmo que por hipótese se admita a redução do lote inicial do programa KC-390 para apenas 15 aeronaves, em vista da prioridade e dos volumes orçamentários disponibilizados, mais da metade das 15 aeronaves seriam disponibilizadas a partir de 2023 já no curso do próximo mandato presidencial.
Resta CLARO que se concretizada a atual tendência política de recondução do Presidente Lula , mesmo mantidas as restrições orçamentárias o processo decisório sobre o KC-390 será alterado significativamente…
Nisso concordo contigo que serão muito mais que 15 aeroaves (Não serão 15 apenas. A redução será bem menor de isso).
Se eu pudesse dar um conselho ao futuro presidente seria:
Transfira a PROPRIEDADE INTELECTUAL do KC-390 para o Ministério da Defesa e autorize que o EB e a MB operarem frotas próprias do KC-390 para atender suas necessidades logísticas que historicamente a FAB atende MAL E RELUTANTEMENTE…
E se os Correios conseguirem atravessar mais um ano sem serem vitimados por mais uma privatização criminosa, o Presidente Lula poderá voltar a propor à Embraer uma versão cargo alongada para formar uma frota SEDEX para os Correios…(Sugiro vc esquecer KC-390 nos Correios)
O número de KC-390 não é esse, mas, mesmo que fosse, uma frota de 15 KC-390 ainda seria muito superior às capacidades dos atuais C-130, realizando todas as missões planejadas, sejam elas REVO, transporte tático, operantar, combate à incêndio e etc…
O que precisa ser deixado claro, sem viés político, é que nada impede da FAB (ela não é de Governo é de Estado) de adquirir o total de 28, ou mais em um futuro próximo.
A decisão do atual Cmt da Aeronáutica não é política é técnica/operacional/organizacional, não misturem as coisas…
Pois é, Wiltgen. Pessoal quer enfiar política na decisão da FAB que, como você disse, é de ordem técnico/econômica, mas esquecem de que Governos anteriores atrasaram o programa F-X da FAB em pelo menos dez anos. E que o próprio programa KC-390 sofreu atrasos de dois anos no Governo Dilma, por falta de repasse de recursos. Fora outros programas militares, que foram atrasados ou engavetados, como SISFRON, H-X, ProSub, etc, etc…