O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, no dia 12/11, o Comandante da Força Aérea Sueca, Major-General Jonas Wikman, que estava acompanhado do Adido de Defesa da Suécia no Brasil, Coronel Aviador Jan Marcus Björkgren.
Durante o encontro, o Major-General Jonas Wikman destacou a possibilidade de reaparelhar a Força Aérea Sueca com a aquisição dos aviões KC-390 Millennium, fabricados no Brasil. Ele ressaltou as qualidades da aeronave brasileira, incluindo sua versatilidade, capacidade operacional, logística e tecnológica. “São admiráveis o profissionalismo, a operacionalidade e a atitude demonstrados pelos pilotos e técnicos brasileiros envolvidos na implantação da aeronave”, afirmou.
O Comandante da Força Aérea Sueca expressou ainda a intenção de alcançar, até o início de 2026, o mesmo nível operacional, doutrinário e logístico alcançado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o KC-390, enfatizando o sucesso do programa da aeronave no Brasil.
Neste sentido, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno reafirmou o planejamento da FAB para a aquisição de 36 caças F-39 (Gripen E/F), já em andamento, além da intenção de aumentar em 25% o atual contrato. Ele também destacou a necessidade urgente de expandir a frota de aeronaves de caça da FAB, considerando as dimensões continentais do Brasil e os desafios impostos pelas instabilidades no cenário internacional.
“Vivemos um momento especial na Força Aérea Brasileira, com a conquista de elevados índices operacionais com as aeronaves F-39 Gripen e KC-390 Millennium, que foram evidenciados durante o Exercício Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, realizado em Natal de 3 a 15 de novembro. Esse Exercício marcou um grande avanço, especialmente no desempenho do projeto Gripen”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.
Por fim, ambos os Comandantes concordaram sobre a importância de estreitar ainda mais a cooperação entre os dois países na área de Defesa, com ênfase no fortalecimento da colaboração científica e tecnológica, além de parcerias para a aquisição, capacitação e intercâmbio de conhecimentos em projetos estratégicos.
FONTE: FAB
Oratória sem por em prática não vai mudar o cenário atual. Muito blá blá blá, mas pagar as parcelas que é bom…
Esse Atual comandante da FAB , é fraco e chega dar sono ,, em relação ao comandando Carlos de Almeida Baptista Júnior que era competente e Não tinha Preguiça b.
Nos próximos anos uma coisa muito importante para se acompanhar vai ser a Força Aérea Sueca!!!
O papel dela na sua seção OTAN, chamada de Força Aérea Nórdica (composta pela Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia) será muito relevante tanto pela implantação do Gripen E e sua atuação OPERACIONAL em conjunto com os demais operadores de F-35.
Também será curioso acompanhar a coordenação logística das suas operações conjuntas onde os C-390 Suecos estarão não só envolvidos mas sobre intenso escrutínio e estendendo a influência das possibilidades oferecidas pelo Millenium aos olhos de seus parceiros.
Na medida que o Gripen E mostre suas capacidades e eventualmente cubra as deficiências operacionais dos F-35 (ou ao menos cumpra de forma eficaz e mais barata certas missões em relação aos F-35) e o C-390 Millenium se torne um alvo de interesse dois demais parceiros da seção aérea Nórdica…
Poderemos acompanhar o frutífero sucesso desta relação militar Brasil-Suécia…
A solução da engepron foi a melhor. Ela deveria se tornar uma empresa das três forças e gerenciar as aquisições como está sendo com as fragatas Tamandaré.
Se cada força pudesse escolher um projeto estratégico para ser tocado dessa forma, já adiantaria muito!
Estaríamos com muito mais gripens disponíveis.
Boa tarde amigo Guilherme é possível a FAB comprar caças usados Gripen CD?
Obrigado
Abs.
Fábio,
Eu acredito que nesse momento de tensão com a Rússia, a Suécia não irá disponibilizar o Gripen C/D, nem pro Brasil e nem para ninguém…
Abs,
Wiltgen, acho real a possibilidade do Gripen C/D para a FAB. Por isso, também, a conversa foi entre forças aéreas, não entre FAB e SAAB. A não ser que tenham tratado exclusivamente do C-390.
O governo sueco e a força aérea sueca se desdobrariam para fornecer os C/D e evitar que o Brasil embarque no F-16, com possibilidade de enterrar o programa Gripen, além do que seria uma péssima propaganda para o Gripen e geraria muitos rumores sobre a qualidade do produto sueco.
Eu acho pouco provável nesse momento…
Só a acrescentar que com a entrada da Suécia na OTAN a demora da Força Aérea Sueca em implantar o Gripen E deverá ser revertida o mais cedo possível. Quanto mais eles demorarem a implantar o Gripen E, maiores serão as pressões OTAN para eles adotarem o F-35 (como os Noruegueses, Dinamarqueses e Finlandeses).
Portanto se a velocidade de adoção do Gripen E for acelerada na Suécia a possibilidades de cessão de um lote de Gripen C/D “stop gap” para a FAB poderão ser mais viáveis
Já estava previsto a implantação da versão E ano que vem. Criou-se uma narrativa que a força Aérea Sueca estava protelando a compra, mas já tinha divulgação da implantação a partir de 2025.
Olá , Que bom que teremos mais um operador do KC -390. Uma dúvida: Daria tempo de entregar os pedidos que estão na frente e o pedido sueco e o mesmo “alcançar, até o início de 2026, o mesmo nível operacional, doutrinário e logístico alcançado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o KC-390,”. Isso tudo em um ano? Se sim, que ótimo!
É só a FAB abrir mão das unidades em produção destinadas a ela em favor da Suécia.
Marcio,
A Embraer tem capacidade de dobrar a linha de produção atual do C-390 em GPX.
Obrigado amigos.