A Quinta Força Aérea (V FAE), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela aviação de transporte, sediou um workshop voltado às necessidades operacionais do projeto KC-390 relacionadas as missões de lançamentos de carga e paraquedistas, e de reabastecimento em voo (REVO). Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o evento reuniu os principais técnicos envolvidos nesse aspecto de desenvolvimento do cargueiro, ligados à Aeronáutica, ao Exército, à Marinha e à Embraer.
Segundo explica o gerente operacional do projeto KC-X, Coronel Mauro Cezar de Azevedo Pereira, a aerodinâmica do KC-390 já foi testada com as portas e as superfícies fechadas. O próximo passo, debatido no workshop, é verificar como a aeronave se comporta com os módulos abertos.
“Estes testes vão ocorrer para analisar a necessidade de modificações na aerodinâmica do projeto e nas estruturas de voo, entre outros aspectos. Após todos estes ensaios, com todos os modos checados, será feito o que chamamos de congelamento aerodinâmico, que seria o perfil final do projeto”, explica o Coronel Cezar.
A V FAE foi escolhida para sediar o workshop devido à proximidade com os especialistas em lançamentos de carga e pessoal, tanto os tripulantes das aeronaves, quanto o pessoal de terra que faz o preparo do material. Dentre os militares envolvidos nesta etapa de desenvolvimento, há loadmasters (mestres de carga), pilotos, mestres de salto, especialistas em dobragem de paraquedas, preparação de fardo e carga para lançamento, logística para movimentação de material e recuperação de cargas lançadas.
O evento, segundo o Coronel Cezar, serviu para que os futuros usuários operacionais do KC-390 expusessem suas necessidades ao fabricante, para embasar a próxima etapa do desenvolvimento da aeronave. “A partir do workshop, foram identificadas as ações que devem ser tomadas para iniciar a campanha de ensaios do projeto para lançamentos e reabastecimento em voo, além de ter sido criado um grupo de trabalho para conduzir essas ações”,afirma.
FONTE:V FAE/Agência Força Aérea
Espero que tenham simulado todas as atitudes de voo no começo do projeto em túnel de vento e que esses ensaios sejam só confirmações do túnel de vento, se os números para essas operações forem parecidos com o do Hércules o projeto terá atingido seus gols. Penso nesse avião como um AMX: Low, Fast and Heavy. voando abaixo do radar entregando rapidamente sua preciosa carga, claro que a carga será bem diferente da do AMX.
Não seria interessante a medida que os HÉRCULES forem sendo substituídos pelo KC-390, transformá-los para o padrão SPECTRE?
COM ARMAS:
-105mm;
-20 ou 30mm ;
-BOMBAS DE QUEDA LIVRE E
-ETC.
O ganho operacional para apoio as tropas em terra é enorme!
A Embraer sabe o que faz. Do que adianta divulgar voos ou expor a aeronave, como a ucraniana fez com o An178, sem ela estar 100% operacional em todos os usos previstos?