GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO No- 4/2015 – UASG 120195
Processo: 67106000264201541.
DISPENSA Nº 1/2015.
Contratante: COMANDO DA AERONAUTICA -PARQUE DE MATERIAL AERONAUTICO DO GALEAO-PAMAGL
CNPJ Contratado: 02012862000160.
Contratado : TAM LINHAS AEREAS S/A. –
Objeto: Prestação de serviços de salvamento da aeronave pela CONTRATADA, mediante utilização do equipamento de “Recovery Kit” de propriedade desta, empresa especializada em resgate de aeronaves acidentadas com foco em promover desinterdição de pista e colocar a aeronave acidentada em condição e configuração adequada para ser trabalhada, para a execução de serviço de nivelamento e estabilização da aeronave C-130M FAB 2470.
Fundamento Legal: LEI 8.666/93 .
Vigência: 11/03/2015 a 10/05/2015.
Valor Total: R$1.626.923,07.
Fonte: 100000000 – 2015NE800181.
Data de Assinatura: 11/03/2015.
(SICON – 11/05/2015) 120195-00001-2015NE800075
Conheça o TAM Recovery Team
A TAM concluiu em 2011 a criação de seu Recovery Team, um grupo formado por 26 profissionais especializados na remoção de aeronaves danificadas em qualquer tipo de situação. Esse grupo, o único do Brasil, foi especialmente capacitado para operar o Recovery Kit, conjunto de equipamentos capazes de remover qualquer aeronave comercial do solo, avaliado em cerca de US$ 2 milhões.
O grupo foi submetido a um extenso processo seletivo, que incluiu avaliações físicas e psicológicas para lidar com situações adversas. O time passou por uma série de treinamentos, como curso de sobrevivência na selva e marinharia, além de um treinamento específico com a fabricante do Recovery Kit na Alemanha. No total, são 25 toneladas de equipamentos, além de roupas e mochilas especiais para que a equipe possa atender qualquer tipo de ocorrência, mesmo na neve.
O Recovery kit reúne um conjunto de ferramentas, como colchões de ar, macacos hidráulicos, compressores e cintas com aço capazes de levantar até 200 toneladas.
A TAM é a única companhia certificada pela International Airlines Technical Pool (IATP), associação que reúne empresas aéreas de todo o mundo, para utilizar seu Recovery Kit em resgates na América Latina. Pelo acordo firmado com a IATP, todas as associadas contam com o auxílio do equipamento e da equipe da TAM na região. As demais companhias também podem solicitar o serviço, que será negociado de acordo com as características do evento.
FONTE: TAM
Espero, que a equipe seja , bem sucedida nesta MISSÃO..!!
Exatamente, este pessoal vai apenas nivelar e retirar a aeronave do local aonde está e reposiciona-la próxima a um shelter que vai ser montado para efetuar os trabalhos.
Um teime de manutenção precursor do PAMA seguiu no mês passado para efetuar retirada de fluídos e equipamentos eletrônicos. O pessoal retorna no inicio do verão para preparar o transbordo da aeronave.
Grande abraço
Eduardo, creio que em uma ambiente hostil e sem recursos como a Antártida a contratação dessa empresa é a solução. Não creio que a FAB necessite de uma estrutura desse porte para utilizar eventualmente. No caso do KC-137 acidentado no Haiti, por exemplo, a FAB o desmontou e o trouxe de volta de navio.
Antes tarde do que nunca, pois seria um descaso muito grande, uma vez que existe crise econômica que assola o país, resgatado o C-130 é preciso apurar as responsabilidades, já tem até um vídeo na internet que mostra o pouso do C-130.
caramba.. sabe o que mais me chama ATENÇÃO NESSA REPORTAGEM ?
o que me chama a atenção é a falta de estrutura técnica e operacional da nossa força militar resgatar um avião, então ou seja, gastaremos milhões repassada para empresa de terceiros, acho que isso chama a atenção e o alerta para que nossa força seja equipada com equipamentos e treinamentos necessários para que a força militar em geral seja capaz de em tempo estimado menor fazer esse resgate.
O tranbordo da aeronave da Antártida para a base de Puerto Montt será feita no inicio do verão no hemisfério sul e de lá para o Brasil.
Grande abraço
Esse valor de R$1,6 milhões me parece leve frente ao que se vê de dano externo na aeronave mais sua localização.
Não fala sobre a data mas creio que será apenas no próximo verão. Ou ainda há tempo para iniciar e concluir os trabalhos sem encarar o inverno antártico?
RobertoCR,
Eu vi a aeronave e não pareceu, pelo menos aparentemente, que ela tenha sofrido avaria estrutural.
Acredito que até o final deste mês ainda seria possível, depois disso, só no início do verão…
Abs
Tomara… em alguns sites surgiu a informação de que talvez ele fosse envelopado até o próximo verão para depois ser removido.
obrigado