Os aviões foram modernizados no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos no Rio de Janeiro
O Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), localizado no Rio de Janeiro (RJ), conclui este mês a entrega de mais três aeronaves C-95M Bandeirante a três unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa entrega concretiza 32 das 49 modernizações previstas para ocorrer até o fim do contrato, renovando as características operacionais e logísticas dessa aeronave que cumpre diversas operações na FAB.
As aeronaves foram modernizadas no PAMA-AF durante um tempo médio de 6 meses e serão entregues aos seguintes operadores: o Instituto de Pesquisas e Ensaios de Voo (IPEV), organização pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP); o Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4° ETA), sediado em Guarulhos (SP); e o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Lagoa Santa (MG).Transporte logístico é uma das missões do C-95 2S Aguiar
A linha de revisão de aeronaves do PAMA-AF, além de acompanhar o trabalho de modernização executado pela empresa contratada, também é responsável por realizar atividades de manutenção pré e pós-modernização, que incluem a realização das inspeções pendentes, a pintura, o voo de teste e a entrega da aeronave aos operadores.
“Esta aeronave contribuiu para a história da Força Aérea e da indústria nacional e, a partir de sua modernização, continuará escrevendo as páginas pelos seus 17 operadores, realizando aproximadamente 23 mil horas de voo anuais”, destacou o Diretor do PAMA-AF, Coronel Aviador Márcio Felipe de Medeiros.
Ele explicou ainda que, com a modernização da frota, a FAB poderá melhor utilizar as características da aeronave em proveito de várias missões em prol da sociedade.
“São missões de transporte aéreo logístico, patrulha marítima, lançamento de paraquedista, missões de evacuação aeromédica, ação cívico-social, ensaio em voo, inspeção em voo, instrução aérea, dentre outras, em todo o território nacional’’, pontuou o oficial.
FONTE: FAB
Seria uma excelente solução dotar os Banderulhas com uma versão do radar nacional SPC-01, com isso incentivariam o desenvolvimento e evolução desse sistema nacional.
Desculpe pessoal mas o Bandeirantes já deu o que tinha que dar, lembro dos problemas estruturais e dos sempre quase acidentes no lançamento de paraquedistas, quão perto passavam do profundor, não precisamos ir longe para lembrar que existem aeronaves novas no mercado com bom preço e com a providencial rampa traseira, pneus de baixa pressão, asas altas, tanques de combustível extras, etc,,, Ainda capazes de transportar veículos leves tipo Razor ou Pallets padronizados, sem comparação com o velho e cansado Bandeirante.
Meu primeiro voo, BACO até São Joaquim SC, fazer segurança de aeródromo para visita presidencial. Missão difícil – 8ºC.
O governo avança nos investimentos. Quando é bom foi realizado pelas FAs, se não foi realizado a culpa é do governo. Que esquizofrenia unipolar preconceituosa.
Gostaria de saber para que serve esse cabo que vai do topo da cabine até o topo do estabilizador vertical?
Muito comum em aviões de épocas passadas.
Para utilizar o rádio. Substitua o cabo por antena e tens a resposta.
Parabéns a FAB por essa realização e por terem aceitado a imposição de se modernizar os Bandeirantes em detrimento de se adquirir os Sky Truck.
Acho que seria um ótimo “laboratório” modernizar e incluir novos equipamentos de EW e Optrônicos nacionais nos Bandeirulhas.
Quem sabe não dotem essa aeronave com os futuros Mansup ( MARLIM) versão Ar/Superfície já em desenvolvimento.
Ousar para inovar sempre!
Essa aeronave merecia uma versão século 21, ou seja, esta sendo fabricada ainda hoje com todas as modernizações atuais, assim teríamos bandierulhas modernos !
Em tempo…uma pequena correcao…….o glass cock pit do 44 nao esta de acordo c o painel da foto…….faltam algumas destas modificacoes……..esta incompleto.
O trabalho tecnico na aeronave eh muito bom mesmo e tudo funciona a perfeicao. Um reparo…..este FAB 44 ai da foto q esta alocado no 4 ETA, foi um dos 3 primeiros q passaram por UP, tem um cock pit atualizado na avionica, porem o painel esta ou estava em pessimas condicoes…..alguem ja viu o painel de carro veio…mais rachado, exposto, comandos bem usados, piso bem desgastado, parabrisa bem mal tartado……….enfim, a aparencia de sua cabine de pilotagem eh bem de acordo c a idade da aeronave………….agora vendo a foto em seguida, me dou conta esta aparencia nao esta de acordo com o q vi….espero q aqueles q vieram em seguida, tenham sido tao bem cuidados e de acordo c a foto acima (a segunda)……
Esse avião foi e é fantástico !!! Se analisarmos tudo que já foi feito por estes desbravadores, devemos-lhe muito !!! Achei muito sábias as palavras do Diretor do PAMA-AF !!! Obviamente haveremos de adquirir vetores substitutos melhores. Vida longa aos Bandeirantes !!!
Boa notícia.
Ficou legal!
Alguem sabe a quantidade dessas aeronaves no inventário da FAB? e quantos serão modernizados?
Com uma suite eletrônica dessa, a Embraer realizar uma pesquisa para averiguar se existe demanda no mundo por esses mais e quem saber reabrir a linha de produção.
Minha primeira viagem aérea foi em uma aeronave desta ou uma semelhante, foi de Ribeirão Preto para Brasilia com uma escala em Uberlândia e o voo foi com muita emoção, porque chacoalhou pacas.
Abs
Como ficou bacana o interior com nova suíte de eletrônicos, telas e tal, parabéns à Fab pela iniciativa de modernizar estes belos aviões e muito bem empregados ,bacana saber que já somam ,com esta entrega, 32 aeronaves modernizadas, a Fab fazendo o que pode com o que tem, novamente parabéns!!!
E os bandeirulhas? Alguém tem noticias de suas modernizações?
……………. Parabéns…….. longa vida a esse avião pioneiro!!