A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa (MD) e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia.
As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti.
Estou contra qualquer ação deste tipo. As pessoas tiverem tempo suficiente para sair de lá. Todos sabiam sobre perigo eminente de guerra. Ainda mais que aviões vão retirar pessoas dos países neutros. Estas pessoas podem comprar passagem para qualquer voo e retornar para Brasil. Até ontem tiveram dinheiro para se sustentar e agora perderam tudo? Maioria deles tem contas fora da Ucrainia e de novo nós vamos arcar com retorno deles para Pátria. Estou cansado que meu imposto servi para isso desde ajudar para educação, saúde ou até para compra de armamento para Brasil. Não concordo com isso. Maioria destas pessoas ganha dezenas de milhares euros e no Brasileiros precisam passar mês com um salário mínimo. Se precisa mandar avia do governo que usuário que vem com ele para Brasil paga.
Quando Brasil envia missões oficial para exterior somente os funcionários do governo tem diárias e passagens pagos, restante de pessoal que viaja com eles precisa arcar com os custos.
Entendo susto e cansasso destas pessoas mas não entendo porque de novo um pescador de Alagoas, uma faxineira de Paraíba, um motoboy de São Paulo precisam arcar com custo de trazer jogadores que ganharam milhares de euros e não cuidou da sua própria segurança e da sua família no tempo adequado. Ainda depois esperando do próprio governo um milagre que tira ele do país que está em guerra como se fosse uma história de quadrinhos.
Uma boa ação parabéns
É inevitável lembrar dos A330 MRTT nesse tipo de situação, e ainda estamos apenas na fase inicial do processo. Talvez as pessoas passem a perceber agora que essas crises distantes do Brasil afetam a logística (e angústia de parentes aqui) desses deslocamentos.
É ministro Paulo, você é parte do problema ainda que mesmo que ele liberasse o dinheiro ainda levaria muito tempo para esse avião pousar aqui, mas o fato é que ele atrasou ainda mais essa aquisição. Portanto essa responsabilidade em retardar ainda mais o que já é por si só lento deve ser debitado da conta dele.
Muitos criticaram a FAB em querrer os A330 uma avião de longo percurso a epidemia que ainda não acabou agora vem a guerra necessitamos com urgência desses aviões.
Quem critica não sabe o que está criticando: não levam em consideração a posição do Brasil na América Latina em termos de influência política e principalmente econômica, não levam em consideração o tamanho do país que por sua vez exige um avião desse porte e autonomia, não levam em consideração as operações de revo e o quanto essa capacidade tática faz toda a diferença para apoiar os caças (principalmente os F39), não levam em consideração a capacidade singular de apoio humanitário em larga escala por causa tanto do porte como da autonomia do avião entre outros motivos que possam aparecer e a própria autonomia para operar em regiões internacionais como Ásia e Europa Oriental que é o caso sem depender de escalas e autorizações por onde tem que pousar..
Agora se os grande aviões já estivessem aqui 1 só resolveria esse transferência
Tem que ser 2 pois além de pousar em Paris ( não opera em pista degradada pela guerra ) o outro ja leva comitiva presidencial e do congresso pra dar maior apoio. Avião Nutela, pra guerra KC390 e o que vale.
Tudo tem que ser MUITO bem coordenado, com todas as partes, pelo amor de Deus a yltima coisa que precisamos agora é de um incidente com estas aeronaves.
As aeronaves não vão pousar na Ucrânia, vai ser em algum país próximo. Os trens com os brasileiros estão seguindo para Chernivtsi, próximo da fronteira com a Moldávia.
Provavelmente os voos serão para lá ou para a Romênia.
Vamos aguardar novas informações…
Ahhh sim, perfeitamente. Já existe previsão ou cronograma divulgado pelo MD/MRE para o início da operação?
Ainda não, mas assim que for divulgado vamos publicar!
E tem idiota querendo cancelar pedido para manter gte e mordomias, vai entender. Vai mandar mrtt, e vê se consegue pousar em pista deteriorada , levantar voo nem pensar. GTE ganhou novamente contra força aerea preparada pra combate. Um bando de nutela, no primeiro tiro sai tudo correndo.