O Tenente-Coronel Aviador José Henrique Kaipper assumiu, na terça-feira (07/02), o Comando da Ala 14, em Salvador (BA). A solenidade foi presidida pelo Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, marcando a desativação da Base Aérea local e contou com a presença de autoridades civis e militares.
Para preparar o efetivo quanto à nova estrutura, foram realizadas reuniões nas quais os militares participaram esclarecendo as dúvidas a respeito das mudanças organizacionais. “Este momento gera dúvidas, é normal. Aos poucos, vamos nos adaptando”, ressalta o Suboficial Marcelo Gregório dos Santos ao falar da importância das reuniões.
A criação da nova unidade faz parte da reestruturação administrativa e operacional da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma unidade aérea de patrulha opera na Ala 14: o Esquadrão Orungan (1º/7º GAV).
A bordo das aeronaves P-3 Orion, os militares realizam a vigilância e proteção de áreas marítimas e dos recursos naturais da Amazônia Legal e, de modo especial, da região do pré-sal. Além disso, a aeronave apoia as atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil.
FONTE e FOTO: FAB
Creio que está enganado, o Orungan vai continuar em Salvador, até porque sendo o único a operar o P-3 ele tem que ficar mais ou menos no meio da costa, posição em que fica Salvador, p/ cobrir o imenso litoral brasileiro. O cobertor é curto, meu amigo.
Parece que o Orungan será transferido para Santa Cruz……
De fato, essa reorganização é extremamente confusa!
Amigos, alguém podia me explicar qual a mudança prática disso, pois o Orungan vai continuar a operar no mesmo lugar ? Seria somente um enxugamento de pessoal administrativo ?