Por Grace Dean
O 737 Max da Boeing foi liberado para voar novamente pela Administração Federal de Aviação americana (FAA), dependendo das alterações de projeto. A FAA aterrou a aeronave em março de 2019 depois que dois acidentes fatais com menos de cinco meses de intervalo mataram 346 pessoas. É o mais longo encalhe de um avião a jato nos Estados Unidos e custou à Boeing cerca de US $ 20 bilhões. O modelo entrou em serviço pela primeira vez em 2017.
A FAA suspendeu na quarta-feira sua ordem de aterramento, mas antes que os jatos voem novamente, a Boeing terá que fazer reparos nas falhas identificadas pela FAA durante sua revisão de 20 meses da aeronave. Isso incluirá a instalação de correções nos computadores de vôo dos aviões.
Cada companhia aérea dos EUA que opera o 737 Max também precisará fornecer um novo treinamento de pilotos, com foco nos problemas que causaram os dois acidentes fatais.
“Essas ações não permitem que o Max volte imediatamente aos céus”, disse a FAA em um comunicado.
“A FAA deve aprovar as revisões do programa de treinamento de pilotos do 737 Max para cada companhia aérea dos EUA que opera o Max e manterá sua autoridade para emitir certificados de aeronavegabilidade e exportação de certificados de aeronavegabilidade para todas as aeronaves 737 Max fabricadas desde que a FAA emitiu a ordem de aterramento.
“Além disso, as companhias aéreas que estacionaram suas aeronaves Max devem tomar as medidas de manutenção necessárias para prepará-las para voar novamente.”
Ele acrescentou que “após o retorno ao serviço, a FAA continuará a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros de aviação civil estrangeiros para avaliar quaisquer melhorias adicionais potenciais para a aeronave.”
Chefe da FAA ‘100% confiante’ na segurança do avião
“A agência também conduzirá a mesma supervisão rigorosa e contínua de segurança operacional do Max que fornecemos para toda a frota comercial dos Estados Unidos”, disse.
O chefe da FAA, Steve Dickson, disse estar “100% confiante” na segurança do avião. “O caminho que nos levou a este ponto foi longo e cansativo, mas dissemos desde o início que levaríamos o tempo necessário para fazer isso direito”, disse ele. “Estou 100% confortável com minha família voando nele.” A decisão da FAA é aplicável apenas a transportadoras americanas e aeronaves registradas nos EUA, mas informará o trabalho de outras autoridades em todo o mundo. Em outubro, o chefe do órgão regulador da aviação da União Europeia disse que considerava o modelo seguro para voar novamente.
Patrick Ky, o diretor executivo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, disse à Bloomberg News que considerou o avião seguro para voar no espaço aéreo europeu depois que dois voos de teste foram realizados em setembro.
A American Airlines está definida para ser a primeira companhia aérea dos EUA a retornar o Boeing Max 737 ao serviço comercial no final de dezembro, com a United Airlines e a Southwest Airlines esperando seguir em 2021.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: BusinessInsider