A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), primeira fábrica de aeroestruturas da Saab fora da Suécia para o novo caça Gripen, atinge outro marco importante com o início da produção. No local, serão construídas seções do Gripen que serão entregues para a montagem final do caça na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e em Linköping, na Suécia.
Em 2014, a Saab assinou um contrato com o governo brasileiro para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F. Em setembro do ano passado, a primeira aeronave brasileira Gripen E foi entregue para iniciar o programa de ensaios em voo. Agora, outro marco é alcançado quando a produção do Gripen começa na fábrica da SAM, localizada em São Bernardo do Campo (SP).
O cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto (um assento) do caça Gripen são as primeiras aeroestruturas a entrarem em produção na SAM. Posteriormente,os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (dois assentos) serão fabricados na SAM.
“Esse é outro resultado da Transferência de Tecnologia do Programa Gripen. Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia”, diz Jonas Hjelm, head da área de negócios da Saab Aeronautics.
“Essa fábrica é um motivo de grande orgulho para nós, brasileiros e suecos. Começamos do zero e agora alcançamos um grande marco”, afirma Marcelo Lima, Diretor-geral da SAM.
Atualmente, a SAM conta com mais de 70 funcionários altamente qualificados, sendo que a metade já participou ou está participando do programa de Transferência de Tecnologia, na Suécia. Parte desses funcionários concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil.
FONTE: Saab
Excelente notícia!!!!
Mas uma curiosidade, caro Guilerme, eu também havia entendido que parte das peças, alem daquelas de origem SAM, poderiam ser fabricadas na AKAER. Quais são os compoentes que a AKER ja forneceu para a EMBRAER etc? Não poderia eventualmente aumentar a participação, além da área de serviços e de ferramental, alguns componentes permanentes agregados ao Gripen?
Rommel,
Isso foi acertado com a instalação da SAM, em São Bernardo do Campo, quanto a fabricação ser feita lá ao invés de em dois lugares distintos.
Abs,
Notícia maravilhosa!
Quais são as partes do Gripen que a Akaer irá ou já esta produzindo ?
Todas as partes/peças serão produzidas na SAM, a Akaer tem dado todo apoio em engenharia de produção, fornecimento de ferramental de Fabricação e Montagem e no suporte em geral.